Educando hoje para construir um futuro melhor.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO DO ANITA 2012



ESCOLA PROFESSORA ANITA BARBUDA
A Escola Municipal Professora Anita Barbuda está situada a Rua São Policarpo, S/N – Nordeste de Amaralina – Salvador-Bahia. Tem prédio próprio, considerada de médio porte, com 127 alunos matriculados em 2012, porém tem capacidade para atender até 400 alunos. Tendo como Entidade Mantenedora a Prefeitura Municipal de Salvador Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer. Conforme ato de criação 7291 de 17/04/85, D.O.M. de 18/04/85, do Conselho Municipal de Educação nº 1648/80.
A escola possui Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno, elaborados em 2004, dentro da legislação e precisando passar por ajustes. Na Escola Anita Barbuda funciona o Programa Mais Educação, direcionada aos alunos com Oficinas de Cultura Digital, Esporte e Lazer, Prevenção à Saúde, Letramento e Matemática.
Os alunos além de ter aulas normais têm aulas de educação física e de informática. A avaliação dos alunos é feita mediante observações e registros, favorecendo aos professores uma visão integral dos educandos. O recreio funciona em dois horários, separando os alunos menores dos maiores, para evitar a indisciplina e a merenda possui um cardápio variado.
A escola tem este nome em homenagem à professora Anita Costa Barbuda. Uma pessoa que se diplomou em professora na Escola Normal da Bahia em 1927. Foi mestra de inúmeras gerações. Casou-se em Barreiras, teve nove filhos e lá fundou o Ateneu Sertanejo. Voltou para Salvador e criou o Ateneu Júlio Barbuda em Itapagipe, onde ensinou a centenas de crianças. Faleceu aos 71 anos. Era mãe do Secretário Municipal de Educação da época em que a escola foi inaugurada, o Dr. Afonso Barbuda.
A escola foi construída em 1986 e funcionou até 1989, quando foi vítima de depredações e assaltos, tendo que fechar suas portas para a comunidade. Passou 5 anos desativada. Em 26 de março de 1994 foi reconstruída e reinaugurada. No final de 2004 foi novamente reformada e entregue a comunidade em maio de 2005.
Em novembro de 2011 foi reinaugurada, durante a gestão do Professor Paulo Estefam, no Governo do Prefeito João Henrique de Barradas Carneiro, depois de passar por reformas na estrutura física da Unidade Escolar.
A escola está situada em área periférica do bairro do Nordeste, tendo com vizinhos os bairros da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, construindo uma espécie de miolo entre bairros da Pituba, Itaigara, Amaralina e Rio Vermelho e por uma extensa área verde e cheia de árvores nativas, com grande parque infantil, área de lazer para piqueniques, e Anfiteatro, onde acontece show aos domingos: O Parque da Cidade.
O Nordeste possui um grande e variado comércio, com ruas asfaltadas e marcadas por morros, sem espaços públicos, a infra-estrutura relativamente boa, iluminação pública, com rede de esgoto, água encanada e coleta diária do lixo na maioria das casas. Tem um sistema de transporte bom, com linhas de ônibus para os principais bairros de Salvador.
O Nordeste e os bairros circunvizinhos têm diversas escolas, tanto municipal como estadual e também particulares e os problemas enfrentados hoje são a da maioria dos grandes bairros de Salvador.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Turno matutino e vespertino, das 7h45m até as 17horas, com Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano de Escolarização) e funciona o Programa de Educação Integral Mais Educação. Breve será implantado o Projeto Segundo Tempo.

A atuação da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte está pautada, sobretudo, na execução do Programa Orçamentário Vivência e Iniciação Esportiva Educacional Segundo Tempo. O Segundo Tempo como Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. 
Sua estrutura física tem sete salas de aulas, uma sala de leitura, um laboratório de informática, uma sala de jogos e uma quadra de esportes. Um local bastante arborizado, com estacionamento.
A escola dispõe de todos os materiais didáticos necessários para trabalhar bem na educação de seus alunos. A secretaria da escola fica numa sala independente, com os recursos materiais e de informática que necessita para desempenhar bem o seu papel.Existem ainda as salas da direção, da coordenação, dos professores e a secretária.
No início de setembro começou a funcionar às aulas de Educação Física com o estagiário da Unirb (Educador Físico – Professor Paulo) e também aulas de capoeira (Professor Fernando), ambos os professores são moradores da comunidade do Nordeste de Amaralina.











PÁSCOA 2012

FESTA DA PÁSCOA 2012


PÁSCOA É TEMPO DE AMOR, DE FAMÍLIA E DE PAZ! 












ALUNOS DAS PROFESSORAS
ELANE E MARLUCE






















PROFESSORAS
ELANE E MARLUCE






************************

NA HORA DO LANCHE





 

SIMONE - EDUCADORA SOCIAL



PREVENÇÃO A SAÚDE
PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

EDUCADORA   SOCIAL -  SIMONE











____________________________________
 
 


 




///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////