Educando hoje para construir um futuro melhor.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FELIZ DIA DA SECRETÁRIA!! 



MARGARETE, receba os abraços e beijos da comunidade Anita Barbuda e todas as pessoas que convivem com você, que dependem dos seus competentes serviços e que adoram desfrutar da sua sempre agradável companhia! Só com uma secretária eficiente como você, é que a escola municipal Professora Anita Barbuda, consegue ter o sucesso que temos conseguido!

    



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Programa Segundo Tempo


A Setre - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte através de Convênio como o Ministério do Esporte / Governo Federal, executa o Programa Segundo Tempo em Salvador e região Metropolitana, que tem a proposta de democratizar o acesso ao esporte, para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra turno escolar. A finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, além de assegurar o exercício da cidadania. A proposta pedagógica considera que o primeiro tempo da criança é na sala de aula, onde tem acesso aos conteúdos acadêmicos. O segundo turno, oposto ao das aulas, as crianças/adolescentes participam de modalidades esportivas variadas, com a visão educacional.






Ao Gestor da Escola municipal Professora Anita Barbuda,

Prezado parceiro,

Após o necessário período de ajustes e organização estrutural e administrativa do Programa Segundo Tempo comunicamos, por meio desse, que segunda-feira (16.09.2013) foi a data de início efetivo das ações junto aos beneficiários.

Apresentamos a Coordenadora professora ÉRICA TOSTA e o monitor WALNEI OLIVEIRA, que conduzirão as atividades nesse núcleo.

Atenciosamente,

Prof. Wilson de Lima Brito Filho

Coordenador Geral Pedagógico PST - SETRE








Eleição do Conselho Escolar Professora Anita Barbuda.

 Hoje realizamos a eleição do Conselho Escolar da nossa escola, contamos com a presença de pais, professores e alunos para a realização da eleição.
Os Conselhos Escolares são órgãos colegiados e democráticos das unidades escolares e têm por natureza, exercer as funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras das questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Resguardando os princípios constitucionais, as disposições legais e as diretrizes da política educacional da Secretaria Municipal de Salvador.


 Presidente Amélia e Mesária Elane


 Pais votando.



Pais votando.

 Pais votando.


Titular Caroline Nascimento e Suplente Joana Lucia Macedo - Segmento Pais.


Agradecemos à estagiária Carla Patrícia Santana Gusmão, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo à frente de nossas crianças. Há dois meses estamos contando com sua presença em nossa escola, no Programa Salvador Alfabetiza e só temos elogios à sua capacidade profissional.

Obrigado!









"Minha perspectiva e objetivo com este projeto é desenvolver um trabalho de ação conjunta, com os professores da 3ª, 4ª e 5ª série do fundamental I.
Deste modo, elenco como focos principais, ações que dêem subsídios... E amparo aos alunos das referentes e respectivas séries.
Os protagonistas desta ação -  são os alunos da 3ª, 4ª e 5ª série. Mas, não são todos os alunos. E sim, os alunos que encontram-se em: faixa etária elevada, que têm histórico de repetência e acentuado grau de dificuldades e, por conseguinte, têm grandes lacunas nas premissas e conhecimentos básicos que constituem e englobam a base curricular da alfabetização.
Neste sentido, meu trabalho tem como parâmetro e objetivo -  desenvolver conteúdos e temáticas minuciosos e laboriosos de resgate e reparação destas premissas essenciais de acesso, contato, interação, conhecimento; e aprendizado.
A fim de incentivar e fomentar a alfabetização, e o letramento com ferramentas e mecanismos que germinem este conhecimento e essa capacidade de interação: social, pedagógica, linguística e cognitiva nestes alunos."

Atenciosamente,

Carla Gusmão

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Estudo do livro: As Tranças de Bintou 




  • Em um primeiro momento foi realizado uma atividade de recorte e colagem em sala de aula, o desafio era que os alunos encontrassem em revistas e jornais imagens de pessoas que eles admirassem e achassem bonitas. Foi feito um mural com o resultado dessa pesquisa.
  • Em um segundo momento, foi realizada a leitura do livro As Tranças de Bintou pela professora em sala de aula, os alunos protestaram em algumas passagens do livro pois achavam que meninas negras não poderiam ser rainhas e princesas em livros paradidáticos. Após a leitura foi realizado um debate em sala de aula, que trouxe para a roda de discussão o ideal de beleza com que estamos acostumados, pois o mural confeccionado no primeiro momento só apresentava pessoas de pele clara. Após o debate, foi solicitado que fizessem um desenho que ilustrasse a história que eles haviam terminado de escutar.
  • Em um terceiro momento, foi efetivado o estudo dos elementos narrativos que circundavam a história contada em sala de aula, foi realizado um questionário onde os alunos e alunas deveriam buscar elementos como: personagem, narrador, clímax, desfecho e enredo da história, entre outras questões.
  • Em um quarto momento, foi confeccionado em sala de aula um segundo mural que apresentava o resultado das respostas encontradas pelos educandos no questionário. Os mesmos ainda ilustraram o mural com os desenhos feitos sobre a história. Neste dia, foram observados resultados positivos no comportamento e na estima de algumas alunas da sala, estas foram para a escola com os cabelos trançados, e comentaram: " Fiz minhas tranças parecidas com a de Bintou"























Pedagoga Caroline Nepomuceno 

domingo, 22 de setembro de 2013

Tratamento de Informação: Construindo Tabelas e Gráficos a partir de vivências avaliativa.

Gráficos de desempenho da avaliação do 5º ano.

Foi realizada a primeira avaliação no dia 07\08 e obteve-se as notas, foi construindo juntamente com os alunos, uma tabulação das questões acertadas por estes. Após esta tabulação, foi confeccionado um gráfico em forma de mural auto explicativo, onde poderia ser avaliado quantas questões foram acertadas e qual quantitativo de alunos que acertaram aquelas questões. 
Logo após este trabalho, foi realizado um outro, focado na explicação e atividades com assuntos que circundassem estas questões, após este período, no dia 09\09 foi refeita esta avaliação com os alunos. Após realizada, pela segunda vez, houve um nova tabulação e foi confeccionado um novo gráfico, onde os alunos e alunas puderam verificar em quais questões eles avançaram, em quais questões eles precisam revisar, e como foi o aproveitamento destes nesta segunda etapa. Foi realizado um questionário escrito, no qual os alunos e alunas puderam refletir sobre o progresso da turma refletindo sobre os dois gráficos produzidos por eles. O resultado foi muito significativo e positivo, pois foi possível verificar substancialmente o progresso alcançado pela turma do 5º ANO.







Estudando e refletindo sobre diferentes tipos de textos.

Foi confeccionado em sala de aula, um esquema( organograma) onde os alunos e alunas puderam organizar os diferentes tipos textuais de acordo com suas produções em sala de aula.
Coube dentro deste esquema os diferentes tipos de textos: Textos Narrativos, Textos Descritivos e Textos Instrucionais. Como este esquema se encontra em processo de formação, ainda falta estudar o tipo de texto descritivo, onde será possível analisar a biografia e a autobiografia.




Pedagoga Caroline Nepomuceno 

sábado, 21 de setembro de 2013

Comemoração dos Aniversários do mês de Setembro

Esta semana fizemos uma festinha em comemoração aos aniversariantes do mês de setembro. A coordenadora Ana Paola e os funcionários Tânia, Edson e dona Lurdes foram os homenageados.
Parabéns!!










quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ida ao oftalmologista

Queremos agradecer à Dra Mariana Coelho pelo carinhoso atendimento que tem prestado às nossas crianças com dificuldade visual, deixando-nos sensibilizados pela disponibilidade caridosa, que é uma característica da sua natureza. Que Deus lhe retribua em dobro.









 Educação em tempo integral.


Professor Jean e sua turminha em momento de recreação:



Professora Cláudia tomada de surpresa pelos seus alunos, em um momento de muita emoção, seus alunos a presentearam com uma faixa em demonstração de muito carinho!!


Professora Cláudia e sua turminha em momento de recreação:





Educação Infantil

O grupo de Educação Infantil começou  a conhecer as plantinhas vivenciando o cultivo da horta. Inicialmente fizemos a famosa experiência do feijãozinho, depois coletamos sementes variadas, terra vegetal, pedrinhas na área do parquinho e plantamos diferentes vegetais. Logo,logo veremos os resultados.
Essa semana conhecemos o pomar explorando as frutas através dos cinco sentidos. Para acontecer usamos a nossa caixa sensorial, tentando adivinhar pelo tato o pelo som que fazia, o que tinha ali dentro. Depois sentimos o aroma das frutas, vimos suas formas e cores e finalmente ... Que delicia!!!!!! Experimentamos com todo o gosto!!!! De uma forma interdisciplinar, lemos e escrevemos coletivamente o nome das frutas, realizamos contagens, trabalhando os niveis conceituais da matemática e realizamos alguns trabalhos de arte. Foi muito divertido!!!!!
Aguardem a chegada da PRIMAVERA! Além de conhecermos as flores vamos estudar a natureza e seus animais.!!!!! Vai ser SHOW!  
Pró Lia