Educando hoje para construir um futuro melhor.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Visita do Projeto Sócio-Educativo Quabales.

No dia 19 de novembro, a Escola Municipal Professora Anita barbuda recebeu a visita do Projeto sócio-educativo Quabales.  A iniciativa partiu da professora de teatro Edvana, esta que apresentou o musical feito por ela juntamente com os alunos da escola, como forma de dar boas-vindas aos convidados. Após a apresentação, os alunos e alunas da escola puderam conhecer melhor o projeto, bem como os músicos que fazem parte do mesmo.

A ação faz parte das intervenções do Projeto da escola que traz como eixo central o respeito à diversidade racial.  O objetivo principal da intervenção é disponibilizar aos educandos da comunidade do Nordeste de Amaralina exemplos positivos e representativos dentro do próprio bairro, mostrando assim, que os próprios alunos podem trilhar caminhos parecidos e até mais surpreendentes. Além de propiciar o acesso à cultura local e cotidiana.

Segue mais informações sobre o projeto:

O Quabales é um projeto sócio educativo desenvolvido no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Surgiu do desejo de um antigo morador do bairro, o músico Marivaldo dos Santos, que foi nascido e criado na comunidade. Este sempre enxergou a característica percussiva do bairro onde nasceu e, pensando nisso, buscou proporcionar aos moradores do local a possibilidade de aprender um pouco do conhecimento que ele acumulou durante suas experiências profissionais fora e dentro do país. Dessa forma, os jovens passaram a ter a possibilidade de construir novos caminhos e se afastar das drogas e da violência que infelizmente é uma constante na realidade onde eles vivem.

As atividades do projeto são desenvolvidas através de oficinas semanais de música, percussão e expressão corporal além de um arrastão percussivo anual no carnaval dentro do Nordeste de Amaralina. Futuramente, pretende-se expandir o projeto e incluir a dança e o teatro nas atividades. As oficinas realizadas são ministradas por percussionistas devidamente capacitados por Marivaldo e contam também com o apoio dos integrantes do grupo STOMP, que vem ao Brasil especialmente para está finalidade. As aulas que acontecem são voltadas para a prática do grupo e são utilizados materiais do cotidiano como sacos, vassouras, tonéis, latas, baldes etc. Além desse processo de reciclagem para construção dos instrumentos, são utilizados instrumentos tradicionais e os alunos também aprendem a utilizar o próprio corpo como meio musical, criando uma consciência corporal fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.”

Fonte:
http://www.quabales.com/projeto/











  


TRABALHOS PEDAGÓGICOS  - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Durante todo o ano de 2013, a escola Anita Barbuda promoveu ações pedagógicas que fazem parte do projeto Identidade, este que tem como principal objetivo desenvolver a auto estima das crianças estimulando a formação da sua identidade étnico-racial. Sabemos que a aprendizagem das crianças é diretamente influenciada pelo nível de aceitação dentro de um grupo e de uma comunidade, por isso comungamos da mesma ideia e produzimos um projeto que buscasse oportunizar esses momentos para as crianças. Durante o ano, desenvolvemos atividades que fizessem com que elas refletissem sobre a situação do negro no Brasil e no mundo, bem como desenvolvesse senso crítico sobre o que diz respeito à história e cultura africana e afro-brasileira. O mês de novembro foi o mês escolhido, por ser o mês da Consciência Negra, para culminarmos nosso projeto. Segue algumas fotografias de atividades realizadas pela escola:





 





Montagem de Painel Coletivo - Dia da Consciência Negra.



 O trabalho foi desenvolvido de forma espontânea, porém, com direcionamento para a criança identificar progressivamente algumas singularidades próprias, valorizando, reconhecendo e respeitando o seu  grupo de origem étnico racial. Para isso utilizamos os textos infantis: "As tranças de Bintou." ; " Menina bonita do laço de fita."; coletamos figuras humanas em revistas e montamos um painel coletivo sobre o tema estudado.
                                                                            


 Até a próxima!!! Pró Lia.













quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DIA DO DIRETOR DA ESCOLA

Parabéns querido colega, sem o seu empenho certamente a nossa educação estaria numa situação bem pior da qual se encontra. Nós do Fórum de Gestores reconhecemos o seu trabalho, o seu esforço em tornar as nossas escolas cada vez melhores.


FÓRUM PERMANENTE DOS GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR

AGRADEÇO AOS MEUS COLEGAS E COLABORADORES POR ESSE DIA QUE FOI TÃO ESPECIAL, CONFESSO QUE FIQUEI EMOCIONADO POR ESSA INESPERADA HOMENAGEM! (PAULO ESTEFAM)












domingo, 3 de novembro de 2013

ATIVIDADES REALIZADAS PELO GRUPO 05


Tema: A primavera e os animais da Africa.

O grupo de Educação Infantil está agora estudando os animais do Brasil e da Africa.
Ainda estamos em processo de construção, conhecendo aos poucos animais domésticos, selvagens e fazendo comparações entre a fauna brasileira e africana. 
Além do trabalho artistico com tinta e pincel, desenvolvemos diferentes conhecimentos  com um trabalho interativo ouvindo histórias de animais silvestres, fábulas e o livro de Ziraldo: Tem Bicho no Circo.
Culminamos o importante trabalho artístico com um delicioso banho de mangueira.
Ao final, as meninas usaram tiaras de florzinhas e os meninos estilosos, com óculos escuros.(Para proteger do sol, é claro!!!!)

Até a próxima!!!!!! Pró Lia.