Estudo das
Personalidades Negras:
Uma das ações pedagógicas que fizeram parte do Projeto
Identidade 2013, foi o estudo sobre as personalidades negras. Esse se fez
presente na turma do 5º ano. A atividade foi dividida em três momentos:
1º momento: os alunos
foram à biblioteca da escola e pesquisaram sobre algumas personalidades negras,
com o auxílio de livros referentes ao tema, escolheram uma personalidade e se
debruçaram sobre ela, fizeram registro escritos sobre a vida e a produção de
cada personalidade negra.
2º momento: Após revisarem o texto da pesquisa e
produzirem relatórios, eles apresentação oralmente, com auxílio de suporte
escrito, o que aprenderam sobre cada personalidade.
3º momento:
Chegou a hora de encontrar as personalidade no jogo Yoté. Foi muito divertido
ver que os alunos identificavam as personalidades e falavam alguma característica
sobre elas, enquanto jogavam.
Estudando
nosso cabelo, nossa história:
Outra atividade desenvolvida ao longo do ano foi o estudo dos
penteados para cabelos crespos. Primeiramente, foi feita uma discussão em sala
de aula, para sondar o que as alunas e alunos pensavam sobre as histórias de
princesas e príncipes e saber se eles conseguiam se visualizar nessas
histórias. A resposta foi um sonoro NÃO.
A partir disto, foram trabalhadas em sala de aula tirinhas de
um artista angolana Chiquinha, esta que desenvolve desenhos que retratam a
discriminação que mulheres sofrem por possuírem cabelo crespo.
Com isso, foi feito um estudo sobre a história de diversos
penteados e sua representatividade em África, nos Estados Unidos e no Brasil. A
exemplo das tranças, rasta, birote, black power, etc.
Para finalizar a atividade foi confeccionado um jogo de
memórias com os penteados para cabelo crespo, com caixinha de fósforos.
Exposição
Artística:
A atividade final para o projeto Identidade foi uma exposição
de quadros que levaram em conta as pinturas da Cultura Ndebele, que leva em
consideração grafismos e figuras geométricas, essa atividade interdisciplinar
envolveu Língua Portuguesa(Leitura e Produção Textual), Matemática( Figuras
Geométricas Planas), História( Cultura do povo Ndebele), Geografia( localização
geográfica das cidades em que este povo vive) e Artes( Cores primárias e Cores
Secundárias, técnicas de pintura em tela com tinta acrílica).
Até mais, Pró Carol.