Educando hoje para construir um futuro melhor.

domingo, 30 de novembro de 2014



ARTE E CULTURA NEGRA






Os alunos do 4 ano trabalharam compreensão de texto de luis de jesus " a evolução da pele negra". Decoraram e apresentaram no dia da culminância da consciência negra. Nesse mesmo dia dançaram tambem a musica "crença e fé" da banda mel, que trata do preconceito. Com a minha sugestão da musica, a professora de dança, flávia, elaborou a coreografia. Foi muito divertido! Agora é elaborar os preparativos para a ultima culminância. Aguardem!
(Pró Marluce)














sábado, 29 de novembro de 2014


AINDA CONSCIÊNCIA NEGRA!!!






"Mas a energia vem do coração e a alma não se entrega não."
(Natirut's.)


Como já é de costume na Escola Anita Barbuda, trabalhamos durante o ano inteiro, com nosso Projeto Identidade, onde procuramos propiciar às nossas crianças meios de afirmação e valorização da Cultura e História Afro-Brasileira.
Pensando nisso, sempre escolhemos um dia do mês de novembro para encerrar o Projeto com chave de ouro.
No mês de novembro, o 5 ano estudou Personalidades Negras que contribuiram para a inserção do negro na sociedade. Também estudamos as heranças africanas que fazem parte da sociedade brasileira em vários segmentos, seja na religião, na culinária, na língua, na dança, na arte, etc. Para marcar o encerramento do projeto, os alunos e alunas participaram do Bailão da Consciência Negra, onde puderam ouvir e dançar todas as músicas que estudaram ao longo do ano sobre a referida temática. No Bailão, as crianças utilizaram as máscaras confeccionadas juntamente com a professora Enir, de Artes Plásticas. Os mesmos aprenderam o significado das máscaras para o povo africano e entenderam a representatividade que as mesmas carregam.
Durante todo o projeto pudemos discutir sobre raça, racismo, preconceito, religião, cabelo crespo e aceitação, conhecemos o significados de muitas palavras e descobrimos a luta que ainda existe pelo povo quilombola. Essa turma está de parabéns.


(Um abraço, Pró Carol.)





















sexta-feira, 28 de novembro de 2014



A MAIS LINDA NEGRA DO ANITA BARBUDA




(Elane Batista)


Para surpresa de todos, esse ano elegemos a beleza Negra entre as funcionárias da Escola. Todas desfilaram com alegria e simpatia e as crianças votaram através das palmas a que foi considerada, por eles, a mais linda das funcionárias.
(Pró Lia)

















Olá Pessoal!
Hoje comemoramos o  Dia da Consciência Negra. Foi uma grande festa!
As crianças dançaram, confeccionaram cartazes, elaboraram apresentações, conheceram e recontaram histórias sobre o tema com o teatro de varas e desenhos.
Com tanta dedicação e carinho dos educadores da Escola só poderia ter esse resultado maravilhoso!

(Pró Lia)


















quinta-feira, 27 de novembro de 2014









Foi com enorme prazer e alegria, que hoje recebemos a visita  Ilustre da Diretora do Parque Social  (Sandra Paranhos), a Gerente de Projetos (Cristiana Pires) e da nossa tão já querida Coordenadora (Carla Cristina), que  gentilmente participaram do nosso encontro para  a implantação do Projeto: " Conhecimento Itinerante Literário e Digital ", na nossa Unidade Escolar. Nós, da Comunidade Anita Barbuda, estamos bastante estimulados à participar deste projeto.