Educando hoje para construir um futuro melhor.

sexta-feira, 27 de março de 2015


Curso de Especialização para Gestores e Coordenadores da Educação Integral.


Prezados discentes,

É com satisfação que a coordenação do curso de Especialização para Gestores e Coordenadores da Educação Integral, vem por meio deste, comunica-los sobre o início das nossas aulas.

Data: 27.03.2014
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA – O prédio da faculdade de contabilidade fica ao lado da FACED.
Horário: 08h às 12h – 13h às 17h

Contamos com a presença e participação de todos.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Celma Borges
Coordenadora Geral




Objetivo geral do Curso:




















quinta-feira, 26 de março de 2015




“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda...”   Paulo Freire

A Escola Anita Barbuda dispõe de uma equipe pedagógica comprometida, especializada e sonhadora, que acredita na educação como meio de transformar a sociedade e cultivar a paz, o  amor e a fraternidade. Sonhamos com uma educação mais justa, humana e igualitária, para tanto precisamos unir a força dos nossos recursos humanos com as condições físicas e estruturais necessárias a uma escola de qualidade, onde as nossas crianças possam estudar e crescer num ambiente seguro, saudável e confortável. Neste espírito de união e parceria, buscamos ajuda da Prefeitura de Salvador e fomos prontamente contemplados com a visita do ilustre Sr. Sérgio Chamadoira – diretor de infraestrutura da Secretaria de Educação.  Fica aqui registrado o nosso agradecimento e a nossa esperança de ter mais um sonho realizado. (Equipe Pedagógica )















PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM PAUTA...





O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
Hoje na Fundação Cidade Mãe, foi realizado a Primeira Reunião do Mais Educação 2015, aonde foram discutidos aspectos operacionais do programa. 
O evento foi brilhantemente conduzido por Zilmeine Carvalho, assessorada por Taíse Longuinho, Leila Diniz, Cileda Ventura e Cíntia Azevedo. Registramos em foto o evento que foi bastante concorrido.
Nossa Unidade Escolar participa deste Programa desde 2012, e temos colhido resultados altamente satisfatórios.
Esse ano o Programa iniciou em 01/03/2015.












sexta-feira, 20 de março de 2015








Cinema no Anita

Hoje no Anita, os alunos e alunas do 5°ano participaram do "Filme do dia". Durante a sessão, foi exibido o filme " Meu Nome É Rádio". Com o objetivo maior de elucidar questões sobre a Inclusão de pessoas com necessidades especiais nos grupos sociais. Após a exibição do filme, foi realizada uma roda de conversa sobre os pontos que mais chamaram atenção dos alunos.  Após, a roda de conversa, os alunos concluíram a Ficha de Análise Fílmica sobre o filme. Durante a escrita de um resumo, muitos alunos conseguiram perceber o que aprenderam com o filme:
"Gostei muito do filme, porque aprendi que não temos que ter preconceitos."
"Temos  que cuidar muito bem dos nossos colegas especiais. "
"Achei o filme super engraçado, Rádio dá uma ótima lição de vida!"



















As rodas de leituras no 1° ano A, prof. Claudiana Eutásquio,  são realizadas como uma atividade planejada e permanente, inseridas no cotidiano da classe como forma de valorização da leitura e fonte de prazer e entretenimento. 
Essa e outras atividades inseridas no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola.






quinta-feira, 19 de março de 2015








 "Salvador, a cidade que transpira e inspira arte" Enir Assis - Professora de arte