Educando hoje para construir um futuro melhor.

quinta-feira, 21 de maio de 2015









Programa Mentes Inovadoras

Durante esses meses, o 5 ano trabalhou com os jogos do Programa Mentes Inovadoras. O módulo proposto para esse semestre é o Analisando Informações, no qual as crianças podem estabelecer métodos para resoluções de situações problemas e coloca-los em prática através dos jogos propostos.
Os métodos estudados esse mês foram: o Método do Semáforo e o Método do Detetive. Os jogos estudados em sala foram: O Code Break e Os Animais de Lucas.
Esse momento foi muito proveitoso, pois além de trabalharmos conteúdos matemáticos, trouxemos aprendizagens para nossa vida e estreitamos os laços de fraternidade entre colegas e a professora.

Um abraço, Pró Carol.















quarta-feira, 20 de maio de 2015








Olá!
Ao longo do bimestre passado revemos o nosso alfabeto, em diversas situações, as letras iniciais davam o som da letra inicial das palavras estudadas, foram nomes dos alunos da turma, nomes de animais e tantas outras palavras que foi oportunizado o grupo do primeiro ano de estudar e listar... E o desafio continua em alfabetizá-los na idade certa, agora para o bimestre atual, os alunos estão sendo encorajados a escrever e ler palavras que povoam o universo infantil: castelo, fada, princesa, sapo e etc. estão ainda no inicio, mas a turma está cada vez mais interessada em aprender ler: lendo e a escrever: escrevendo. Foi muito prazeroso ver a integração da turma no momento da construção das palavras propostas, especialmente vê-los ajudando o coleguinha que ainda está se apropriando do código da escrita e leitura, muito lindo! Certa que estamos no rumo certo à professora está cada vez mais motivada em torná-los escritores e leitores autônomos. Confiram alguns desses momentos.
Até a próxima.
Professora Francisca.

sábado, 16 de maio de 2015






Olá Pessoal!!!
Continuamos a investir em nosso Projeto Horta em parceria com o Mais Educação. Trabalhando de forma interdisciplinar com a literatura, conhecemos a história da "Galinha Ruiva" que além de mostrar o cultivo do milho passo a passo,  valoriza as relações interpessoais de ajuda mútua. Em Língua Portuguesa, iniciamos o trabalho com palavras com dificuldades ortógraficas LH e NH. Vejam as nossas fotos com milhos de verdade. Seguindo os passos da história, descascamos, debulhamos e no fim plantamos em um espaço da horta.  
Alguém quis até dar uma mordidinha para experimentarcheeky
Oba!! Será que no São João vamos comer milho cozido?

Pró Liana 2º Ano - B











domingo, 10 de maio de 2015




ESCOLA MUNICIPAL ANITA BARBUDA REALIZA FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES.


A equipe pedagógica da Escola Anita Barbuda preparou uma  belíssima homenagem às mães, na quinta-feira, 07/05/2015. As crianças recepcionaram as mães ao som da música "Te amo, Mãe" de Mit Ramos. Emocionadas, as mães ouviram as crianças declararem o seu amor por elas, cantando: 
"Mãe, é tão bom acordar e te ver 
Te abraçar, te beijar, te dizer "Eu te amo"
Mãe, agradeço a Deus por você 
Me ensinar o que eu devo fazer 
Pra agradar Jesus 
Mãe, quando eu choro é você que me acalma 
No teu colo me sinto segura 
Foi Jesus quem te escolheu pra mim 
Mãe, sei que um dia eu vou crescer 
Mas o tempo não vai me fazer esquecer 
Tudo que você me ensinou  
Te amo muito mãe 
Deus te escolheu pra mim 
Sou parte de você 
Jesus quem quis assim"
Após esta calorosa acolhida, as mamães tiveram oportunidade de vivenciar, com os seu filhos e filhas, momentos de extrema diversão, com jogos, brincadeiras, premiações e sorteio de brindes.  Encerramos a nossa festa com um lanche delicioso, oferecido pelos professores e funcionários da escola. 
A Escola Anita Barbuda, parabeniza todas as mulheres que dedicam-se a esta difícil e gratificante missão de educar. Parabéns, Mães!










































sexta-feira, 8 de maio de 2015







Praticando a Geometria

Esse bimestre, a turma do 5 ano estudou as figuras geométricas planas e tridimensionais.
Como atividade prática, montamos planificações para construir o conceito de 2D e 3D. Ao fim, construimos um Varal de Poliedros para expor nossas figuras tridimensionais.
Com a chegada do Dia das Mães, confeccionamos uma caixa de presentes com dobradura. Foi interessante para levarmos conceitos matemáticos para nossa vida cotidiana. 
Por fim, realizamos uma traquinagem com massinha de modelar e palitinhos, construindo os poliedros estudados. Pudemos validar a construção de conceitos como: faces, arestas e vértices.
Abraços,

Pro Carol