Educando hoje para construir um futuro melhor.

sábado, 28 de novembro de 2015



OLÁ PESSOAL!

INICIAMOS A SEMANA COM O TRABALHO DE ALINHAVO, DESENVOLVENDO E EXERCITANDO A COORDENAÇÃO MOTORA, COOPERAÇÃO ENTRE OS COLEGUINHAS E ATENÇÃO NO MOMENTO DA ATIVIDADE PARA NÃO SAIR NADA FORA DO LUGAR. FOI MUITO DIVERTIDO!
(Pró Liana)









sexta-feira, 27 de novembro de 2015



"Para aliviar o calor da Primavera, os alunos do Terceiro Ano, são envolvidos num gostoso banho de mangueira. Foi um momento oportuno para os meninos e meninas da turma registrarem boas lembranças da escola antes das férias de final de ano."
Prof (Jean Alves)














domingo, 22 de novembro de 2015


" MUNICIPAL PROFESSORA ANITA BARBUDA" CELEBRA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM CONVIDADOS ILUSTRES:
Fábio de Santana ( integrante do grupo Bando de Teatro Olodum )
Fernandinha Lopes ( Oficina de Turbantes )
Mr Armeng ( Cantor e Produtor Musical )

"Sozinhos somos fortes, juntos somos inquebrantáveis" 
(Provérbio Africano)



20 DE NOVEMBRO: UMA DATA QUE FICARÁ MARCADA.

Hoje, 20 de novembro de 2015, a Escola Municipal Professora Anita Barbuda realizou a culminância da Consciência Negra com uma belíssima reunião. Para isso, recebemos muitas visitas ilustres que nos auxiliaram a compor um 20 de novembro consciente, assim como todos os dias do ano. 
Em um primeiro momento, recebemos a visita do Ator Fábio de Santana integrante do Grupo Bando de Teatro Olodum,  Fábio trouxe para a escola o espetáculo infanto- juvenil "Áfricas"* do mesmo grupo. O vídeo foi exibido para o 3º, 4º e 5º ano. "Áfricas" tem o objetivo ímpar de nos colocar a diante da herança cultural e religiosa africana e afro-brasileira, com a contação de mitos e lendas que fazem parte dessa rica e importantíssima história e cultura, foi possível quebrar muitos preconceitos e estigmas. Logo após a apresentação do vídeo, Fábio de Santana, realizou uma riquíssima palestra onde tirou dúvidas sobre o vídeo, nos apresentou olhares e leituras de suma importância. Gostaríamos de agradecer pelo mesmo ter aceitado nosso convite e ter somado conosco de forma tão grandiosa.
Após a palestra, o grupo do 3º( sob a coordenação da professora Flávia Castagno), 4º e 5º ano( sob a coordenação da professora Marluce Bastos e Tícia Brito) trouxeram lindas apresentações de dança e teatro, foi emocionante ver o empenho de meninos e meninas ao olhar atento do público. Recebemos a contribuição genial de Fernanda Lopes, a qual nos prestigiou com uma Oficina de Turbantes, junto com a Pró Elane e Pró Edna. Em seguida, fomo presenteados com a visita do Cantor e Produtor musical Mr. Armeng, o qual coordenou um bate-papo com os alunos e alunas sobre identidade, pertencimento e auto-estima. 
Mas, não paramos por aí, recebemos a Griff Black Atitude** que abrilhantou a nossa festa, sob a coordenação de Vander e Tamires, foram escolhidos 15 crianças, entre meninos e meninas para desfilar com as roupas maravilhosas da Griff, a qual traz como proposta  resgatar tudo de belo e étnico que a cultura negra tem em vários estilos. A Black Atitude tem fabricação própria e conta com belíssimas peças que trazem a tona a realeza da afrodescendência. Para fechar com chave de ouro, o cantor Mr Armeng embalou o desfile com um show de ritmos e rimas emponderadas. Foi um momento inesquecível que ficará registrado na memória de toda a nossa escola. Gostaríamos de agradecer pela participação e contribuição de todos e todas!

Um forte abraço,
Professora Caroline Nepomuceno

































O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro.Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas. Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.   
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares” em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).



O 4° ano deu show!!!  4 apresentações de dança, com 2 musicas africanas e 2 baianas, levaram os alunos  ao delírio! Parabéns 4° ano! estou orgulhosa de vocês!!
(pró Marluce Bastos)










sexta-feira, 20 de novembro de 2015





"Sozinhos somos fortes, juntos somos inquebrantáveis" 
(Provérbio Africano)

 20 de novembro: uma data que ficará marcada!

Hoje, 20 de novembro de 2015, a Escola Municipal Professora Anita Barbuda realizou a culminância da Consciência Negra com uma belíssima reunião. Para isso, recebemos muitas visitas ilustres que nos auxiliaram a compor um 20 de novembro consciente, assim como todos os dias do ano. 
Em um primeiro momento, recebemos a visita do ator Fábio de Santana integrante do Grupo Bando de Teatro Olodum,  Fábio trouxe para a escola o espetáculo infanto- juvenil "Áfricas"* do mesmo grupo. O vídeo foi exibido para o 3º, 4º e 5º ano. "Áfricas" tem o objetivo ímpar de nos colocar a diante da herança cultural e religiosa africana e afro-brasileira, com a contação de mitos e lendas que fazem parte dessa rica e importantíssima história e cultura, foi possível quebrar muitos preconceitos e estigmas. Logo após a apresentação do vídeo, Fábio de Santana, realizou uma riquíssima palestra onde tirou dúvidas sobre o vídeo, nos apresentou olhares e leituras de suma importância. Gostaríamos de agradecer pelo mesmo ter aceitado nosso convite e ter somado conosco de forma tão grandiosa.

Após a palestra, o grupo do 3º( sob a coordenação da professora Flávia Castagno), 4º e 5º ano( sob a coordenação da professora Marluce Bastos e Tícia Brito) trouxeram lindas apresentações de dança e teatro, foi emocionante ver o empenho de meninos e meninas ao olhar atento do público. Recebemos a contribuição genial de Fernanda Lopes, a qual nos prestigiou com uma Oficina de Turbantes, junto com a Pró Elane e Pró Edna. Em seguida, fomos presenteados com a visita do cantor e produtor musical Mr. Armeng, o qual coordenou um bate-papo com os alunos e alunas sobre identidade, pertencimento e auto-estima. 

Mas, não paramos por aí, recebemos a Griff Black Atitude** que abrilhantou a nossa festa, sob a coordenação de Vander e Tamires, foram escolhidos 15 crianças, entre meninos e meninas para desfilar com as roupas maravilhosas da Griff, a qual traz como proposta  resgatar tudo de belo e étnico que a cultura negra tem em vários estilos. A Black Atitude tem fabricação própria e conta com belíssimas peças que trazem a tona a realeza da afrodescendência. Para fechar com chave de ouro, o cantor Mr Armeng embalou o desfile com um show de ritmos e rimas emponderadas. Foi um momento inesquecível que ficará registrado na memória de toda a nossa escola. Gostaríamos de agradecer pela participação e contribuição de todos e todas!


Um forte Abraço,
Professora Caroline Nepomuceno
























































* Sobre o Espetáculo Áfricas: http://www.palmares.gov.br/?p=31610