Educando hoje para construir um futuro melhor.

quinta-feira, 28 de julho de 2016


ESTUDANDO CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

A turminha do 5 ano está a todo vapor com o Caderno de Atividades do Programa nossa Rede, neste fim de semestre estudamos o gênero textual Contos de Assombração com auxilio da sequência didática oferecida no Caderno de Atividades. Seguimos os passos sugeridos e estamos com perspectivas de ampliação.
Tivemos contato com a leitura de Contos de Assombração famosos da América Latina, a exemplo do conto " Maria Angula " que é de tradição equatoriana. Efetuamos leituras de diversos contos, inclusive de autores brasileiros. Realizamos o reconto coletivo do conto referido acima para posteriormente colocarmos a mão a massa com a criação e produção textual individual, onde depois de estudarmos os elementos textuais desse gênero, cada um ficou responsável por produzir o seu próprio Conto de Assombração.
Após a produção, realizamos a auto-correção dos contos, observando aspectos ortográficos e gramaticais. Logo depois, cada um pode passar a escrita do seu conto para a folha definitiva. Com as produções individuais em mãos e na perspectiva de confeccionarmos " O Livro de Contos de Assombração do 5 ano " a fim de doarmos para o acervo de nossa biblioteca, produzimos um concurso de desenhos para selecionar a capa do nosso livro e ao fim decidimos que todos os desenhos estariam dentro do livro.
Foi muito bacana e desafiador! A proposta agora é: em roda de leitura cada um ler seu Conto de Assombração para a sala e em conjunto escolhermos um dos Contos para produzir uma peça de Teatro junto com a professora Tícia Britto e com a professora de Artes Enir Assis.





Até breve e um grande abraço,
Pró Caroline Nepomuceno
















quinta-feira, 21 de julho de 2016

Atividade de Leitura com o 5 Ano ( Roda de Leitura)

Roda de leitura é um trabalho que visa aproximar os alunos mais ao mundo da leitura. Seu objetivo é desenvolver o gosto e tornar um habito a leitura mesmo que codificar e decodificar seja um processo complexo em andamento.
Esse trabalho consiste em ler e compartilhar um pouco da leitura realizada aos colegas para que o outro possa se identificar com a história e na próxima oportunidade possa pegar o livro como indicação. Para aqueles que ainda estão no processo de aprendizagem da leitura tem todo apoio e orientação da professora. Segundo Paulo Freire (2000 p.5) “leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva para dentro do mundo, que nos interessa a viver”. A leitura nos possibilita a inserção no meio social em que vivemos quando ela é praticada.

A leitura faz aprimorar a escrita, aumenta o vocabulário e o processo de codificar e decodificar torna-se invisível tornando o individuo autônomo ciente de suas propriedades no letramento. Esse trabalho é possível porque temos uma biblioteca devidamente equipada, climatizada que oferece um ambiente agradável e propicio para a leitura.


(Pró Suzane )








segunda-feira, 18 de julho de 2016


TORNEIO DE GINÁSTICA RÍTMICA ENCERRA FESTIVAL ESTUDANTIL MUNICIPAL


Um espetáculo de dança, movimento e alegria. Assim foi o Festival de Ginástica Rítmica da rede municipal de Salvador, que mobilizou mais de 400 alunos de sete escolas na manhã deste sábado, no ginásio de esportes do Colégio Dom Bosco. O torneio, que marcou o encerramento do Festival Estudantil Municipal que mobilizou mais de seis mil alunos de 55 escolas da rede municipal, também teve a apresentação das atletas do colégio anfitrião e do Centro de Treinamento
As atletas competiram nas categorias Mirim (7 e 8 anos) e Pré-infantil (8 a 10 anos), com séries de mãos livres; Infantil (11 e 12 anos), com séries de mãos livres e arcos; e Juvenil (13 a 15 anos), com série de arco e bola. Deste grupo serão selecionadas atletas de destaque para participarem do grupo de alto rendimento da rede municipal de ensino. Além da competição, o grupo de alto rendimento da GR da rede municipal abriu as apresentações e as alunas se apresentaram por equipe representando as suas unidades escolares.
Para a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, iniciativas como esta fazem toda a diferença na vida dos alunos. “Hoje é dia de muita alegria e de parabenizar, não só as atletas e seus professores, mas também às famílias por apoiarem e acreditarem no talento dos seus filhos. Nós acreditamos que ações como esta renderam bons frutos para nossas crianças”, comemorou. A importância do festival também foi destacada pela secretária de Promoção e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos. “Projetos como este não formam só atletas, formam cidadãos”, reforçou. A presidente da Federação Baiana de Ginástica, Elisa Lemos, também esteve presente no evento.



quinta-feira, 14 de julho de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO TOMA CONTA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


O espirito olímpico já tomou conta dos alunos da rede municipal de ensino de Salvador. Mais de seis mil estudantes de 55 escolas municipais participam até sábado (16) do Festival Estudantil Municipal (FEM), iniciado na manhã desta terça-feira (12), no ginásio de esporte da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã. Música, desfile com alunos representantes das modalidades esportivas e recreativas e muita emoção marcaram a solenidade de abertura do torneio. Na sequência, mais de 400 alunos de karatê se apresentaram para o público.


Para a secretária municipal da Educação, Joelice Braga, o festival é um momento mágico para os alunos da rede municipal. “Não só porque estamos vivendo o momento único das Olimpíadas no Brasil, mas pela importância do esporte na vida dos nossos alunos. Trazer o esporte para Educação é de fato promover saúde, convivência, solidariedade. Um festival como esse não apenas colabora no processo educativo escolar, mas também com a formação do cidadão, levando os princípios que regem o esporte para dentro da casa deste aluno”, comemorou.

A secretária de Promoção e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, e o Secretário do Escritório Global, Jorge Khoury, também participaram da abertura do FEM, que integra o Festival de Esporte e Lazer do Município de Salvador, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e é parte das atividades preparatórias das Olimpíadas 2016.
O FEM, realizado exclusivamente para os estudantes da rede municipal de ensino, tem como objetivo fomentar a cultura esportiva escolar, vivenciada sob a forma de atividades recreativas e de jogos esportivos integrados à prática pedagógica esportiva e cultural das escolas públicas municipais de Salvador.

sábado, 9 de julho de 2016



"Vem vem Vem
Eu sou ilê Aiyê 
você poder ser também
Nos rufar dos tambores a mercê da negritude
Levantando a galera para no curuzu bailar"
Ilê Aiyê

O Cine Azeviche estreia no Anita Barbuda

Hoje foi um dia muito animado na nossa escola, pois recebemos a visita do cantor e compositor Mr. Armeng, e do percussionista Jorge Camelo. O projeto Conceito SSA nas Escolas, dirigido por Mr. Armeng, já realizou outras atividades durante o ano de 2015 na nossa unidade escolar, no ano de 2016 não poderia ser diferente. 
Pra começar assistimos à exibição do documentário Historia do Samba Reggae, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre a história desse estilo musical e a partir dessa busca, compreendemos as veias musicais africanas brasileiras que fazem parte de nossa cultura. Atendendo, dessa forma, o que demanda a Lei 10.639/2003, a qual torna obrigatório o ensino da cultura e da história afro-brasileira nas escolas. 
Depois de um bate-papo sobre o vídeo iniciamos a Oficina de Percussão/ Ritmos Afro com os músicos convidados. Foi uma verdadeira aula, conhecemos mais sobre os instrumentos musicais, sobre seus sons, aprendemos a nos concentrar no ritmo e trabalhar em conjunto de uma forma verdadeiramente harmoniosa.
Essa turminha está de parabéns! 

A equipe da Escola Anita Barbuda agradece imensamente aos músicos Mr. Armeng e Jorge Camelo pela trabalho maravilhoso desenvolvido essa manhã. Com certeza essas sementes irão dar bons frutos.
















OLIMPÍADAS

As Olimpíadas. Um evento para unir,compartilhar e confraternizar com o mundo. Aprender com as diversidades dos outros países é estimulante e proveitoso para alunos e professores. Conhecendo, participando e torcendo as crianças exercitam a cidadania. O esporte proporciona tudo isso e promove uma vida mais saudável. Pensando nisso, o grupo do 3 ano B, está conhecendo a origem dos jogos olímpicos , com trabalhos desenvolvidos em sala de aula e em parceria com os professores de Educação Física.
Um abraço! ( Pró Lia)



quinta-feira, 7 de julho de 2016





RESGATANDO NOSSA IDENTIDADE ATRAVÉS DA MÚSICA.


A Escola Municipal Professora Anita Barbuda recebe o Projeto Conceito SSA- Multiplicando Talentos nas escolas e a primeira edição do Cine Azeviche que apresentaram o documentário sobre a história do Samba Reggae e logo em seguida uma Oficina de Percussão abordando Ritmos Afro-Brasileiros com o percussionista Jorge Camelo e o cantor Mr. Armeng. O encontro será realizado no dia 08 de Junho, às 9 horas.


Pró (Carol Nepomuceno).