Educando hoje para construir um futuro melhor.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016


SALVADOR RECEBE CARAVANAS DO ESPORTE E DAS ARTES:

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), recebe esta semana as ações do projeto Caravana do Esporte e das Artes, que engloba uma série de atividades esportivas e artísticas, que envolvem dança, música, teatro, cinema, vôlei, basquete, lutas, entre outras atividades lúdicas durante quatro dias em Salvador. Ao todo, mais de 3 mil crianças e 300 professores da rede municipal de ensino vão participar do projeto, iniciado na segunda-feira (24) e que acontece até a quinta-feira (27), em uma arena montada no Campo da Feirinha, na Boca do Rio, ao lado do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja).
Abertura – A abertura oficial foi realizada no espaço do Teatro Experimental da Escola de Dança da Ufba, em Ondina. A secretária da Smed, Joelice Braga, afirmou que a chegada da caravana para a rede municipal contribui para incentivar o esporte e trabalho com as artes nas escolas. “Temos várias ações e a caravana reforça a importância de, junto à comunidade, professores, alunos e pais de alunos, mostrar para os parceiros que atuam em todo o Brasil que temos a perspectiva de, ao final, trabalhar com os fundamentos da caravana”.
A diretora geral do projeto, Adriana Saldanha, afirmou que o estado da Bahia é um dos locais mais contemplados pelo projeto desde 2005, com 20 municípios atendidos. A capital baiana recebe a iniciativa pela segunda vez, sendo que em 2008 foi realizada uma primeira edição no Subúrbio Ferroviário. “A gente convida Salvador e professores a seguir conosco no movimento, por uma escola melhor com esporte e arte como caminhos para isso”, diz Adriana.

sábado, 15 de outubro de 2016




DIA DO PROFESSOR!


Plagiando Rubens Alves, a Escola Anita Barbuda saúda a sua equipe pedagógica "imortal"  pelo excelente trabalho realizado em sala de aula e, sobretudo, por ensinar às nossas crianças a olhar o mundo com olhos sensíveis. Rubens Alves diz que a educação se divide em educação das habilidades e das sensibilidades...
"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido."
Parabéns, professores!!! Vocês sabem dar sentido as habilidades ensinadas.






sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SEMANA DA CRIANÇA:

Ser criança é ser otimista diante de qualquer dificuldade, 
É pular as barreiras da vida como quem brinca de amarelinha,
É juntar as pedras do caminho para construir um castelo encantado,
É ver o invisível e acreditar no impossível.
Ser criança é tornar-se gigante se o obstáculo for grande,
É criar asas sempre que for preciso voar,
É fazer amigos apenas com um olhar,
É acreditar que hoje é o melhor dia de sua vida,
Ser criança é ter certeza que os anos não lhe roubarão a infância,
É viver mergulhado num mar de amor
É conhecer a realidade e acreditar na fantasia,
É ter a certeza que bondade, alegria, e perdão são coisas que nunca deixarão de existir.
Criança é aquele ser que as pessoas nunca deveriam deixar de ser.

"Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade".
Sonhamos com uma semana cheia de alegria e festa. Para o nosso sonho se tornar realidade contamos com a dedicação dos professores e funcionários, com a colaboração das contadoras de história Solange e Silvia, a doação do nosso amigo e parceiro Eduardo Gondim e o encantamento do Mágico Jimes.
Nossos agradecimentos vão para vocês.






















quarta-feira, 12 de outubro de 2016




O Anita está em Festa
"Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita"
(Gonzaguinha)
 A escola Anita Barbuda recebeu a visita do Projeto Livro Viajante com a história "O menino Estripulia e a Língua que fugiu com o Circo" de autoria da Contadora de Histórias Danielle Andrade. O livro além de Viajante, é Colorido, Gigante, Divertido e Super Criativo, todo feito em tecido, nos trouxe vários personagens como o Elefante Equilibrista, a Zebra que dançava balé, sem contar os personagens principais: O Estripulia e a sua Língua.  Aprendemos com a história a importância do respeito aos mais velhos, e a certeza de que podemos ser o que quisermos nessa vida!!!
Um agradecimento especial à Danielle Andrade por ter nos proporcionado esse momento, estamos todos encantados com a beleza e o encanto do Livro Viajante!!! Esperamos continuar essa parceria e trazer outras histórias para compartilhar com nossas crianças.
Um abraço carinhoso,
Pró Carol.










segunda-feira, 10 de outubro de 2016



Nesse mês o 5* ano realizou um processo democrático ao eleger dois representantes de classe a partir de um processo eleitoral. Uma grande surpresa que não era de se esperar, foi o surgimento da ideia de comemorarmos a posse dos Representantes de Classe com uma bela festa. A ideia partiu de nosso Representante Caio Souza e logo todos começaram a colocar a mão na massa: organizaram quem iria trazer cada quitute e quem ia ficar responsável pela arrumação da festa, pelo som e pela iluminação. O resultado não poderia ser outro: nos divertimos de montão, lanchamos e ainda teve o momento do Discurso de Posse do então representante Caio Souza com direito a entrega de faixa presidencial e tudo.
Parabéns à essa turminha que tem dado um show de organização!
Abraços,
(Pró Carol)











sexta-feira, 7 de outubro de 2016

" A verdade prova que o tempo é o senhor dos dois destinos, dos dois destinos já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino, de um menino. No coração de quem faz a guerra nascerá uma flor amarela como um Girassol, como um Girassol amarelo."
                          ( Cidade Negra)






A Escola Anita Barbuda tem a felicidade de agradecer o presente recebido nessa semana pelas mãos da professora Liana Pertigas: um quadro que retrata o amor e o carinho existente nessa escola e como os mesmos florescem a cada dia diante das regadas de afeto que aqui fazem renascer todos os dias mais sementes de paz. É com muito carinho que iremos guardar essa lembrança materializada em imagens.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016


Elaboração cartaz dia das Crianças

Participaram muito gentilmente as nossas colaboradoras ( Cássia e Simara ), na construção e elaboração desse maravilhoso trabalho em homenagear as nossas crianças. Fizeram o cartaz pintando as mãozinhas das nossas crianças representando as cores do arco-iris.