Educando hoje para construir um futuro melhor.

quarta-feira, 29 de abril de 2015




Olá Pessoal!!!

Dando continuidade ao nosso Projeto sobre a Água, visitamos o Museu Náutico de Salvador, localizado em um dos pontos turísticos mais famosos de nossa cidade... O Farol da Barra! Foi emocionante conhecer as replicas do navios antigos, Caravelas, Naus, Navios Negreiros, Saveiros e tantas relíquias resgatadas do fundo do mar dos naufrágios em nosso litoral baiano. No fim conseguimos ir até o alto do Farol, onde a luz é acionada. Nossa!  Quantas escadas, mas valeu a pena!
As imagens descrevem melhor o que vimos e vivenciamos!!!!
Até a próxima pessoal!!!wink


(Pró Lia 2º Ano - B)




































sexta-feira, 17 de abril de 2015



PARABÉNS PROFESSORA ANITA BARBUDA!!!




“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas".

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
  (Rubem Alves)


Parabenizamos a Escola Municipal Professora Anita Barbuda pelos seus trinta anos de trabalho dedicados à arte de Educar com afeto em busca do desenvolvimento da autonomia de cada criança para que se sintam encorajadas a alçar os seus voos.
Com muita admiração e respeito da Equipe Administrativa e Pedagógica              











sábado, 11 de abril de 2015










Compreendendo as Formas Geométricas Planas através de Jogos:

A turminha do 5• ano produziu, durante essa semana, um Jogo da Memória das Figuras Geométricas Planas.
A partir da discussão de alguns conceitos e da diferenciação de figuras sólidas e planas, foram observadas algumas especificações de cada um desses grupos.  Os alunos buscaram compreender em que situações do seu cotidiano eles estavam em contato com essas formas e perceberam que a Matemática está em qualquer lugar, não somente na escola.
Para concluir a atividade foi proposto a construção de um jogo da memória a partir dessa formas planas estudadas. Os alunos e alunas relembraram conceitos e colocaram a mão na massa. Ao fim da confecção dos jogos, em duplas, colocaram o jogo em prática e ainda levaram para jogar em casa com a família e amigos.


Abraços,
Pró Carol.













PROJETO CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA:






Olá Pessoal!!

Dando continuidade ao nosso projeto sobre a água, essa semana trabalhamos com o Globo Terrestre conhecendo melhor o Planeta Terra que possui a maior parte de sua superficie coberta pela água salgada. Também aproveitamos a situação do tempo chuvoso e fizemos o nosso próprio sistema de captação de água de chuva, usando um balde grande, plástico e cordão.
As crianças observaram que é realmente possível captar a água que vem da chuva. No final molhamos as sementeiras que semeamos na última quinta com sementes de quiabo, mamão e pimentão.
Poxa, tudo está saindo tão legal que não posso esperar pela próxima experiência com o sistema de filtração feito com pó de carvão e algodão.

Até a próxima!   Pró Lia - 2º Ano - B