Educando hoje para construir um futuro melhor.

domingo, 12 de maio de 2013


Por dentro do Mais Educação
Conheça o programa do MEC que promove Educação Integral para melhorar o ensino de escolas com baixo desempenho no IDEB
Foto: Stock
Judô, Karatê, Xadrez, Dança e Música são algumas das atividades incentivadas pelo programa


Aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar. Esse é o objetivo do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC. Por meio do projeto, o ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Ideb a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em torno do meio ambiente, cidadania e saúde. 


O programa foi inspirado em experiências dos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Na década de 30, Teixeira desenvolveu a Educação integral na Bahia, e na década de 60 criou o modelo de Escola-Classe (para aulas regulares) e Escola-Parque (para atividades extraclasse) em Brasília. O antropólogo Darcy Ribeiro foi responsável pela fundação dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro, na década de 80, quando era Secretário da Educação do estado. A experiência de educação integral para as crianças da escola pública carioca foram inspiradas, por sua vez, no Escola-Parque, de Anísio Teixeira. 

O Mais Educação existe desde 2008 e em apenas um ano expandiu seu atendimento de 1380 para 5000 escolas. A meta para 2010 é chegar a 10 000 instituições. "Seria precoce apontar dados com a pretensão de comprovar melhorias no ensino, principalmente porque o Índice de Desenvolvimento da Educação é a referência para esse assunto. Podemos falar com segurança,no impacto do programa sobre a qualificação do ambiente escolar, partindo da hipótese de que a participação da comunidade, o desenvolvimento de atividades de cultura, artes, esporte, lazer, acompanhamento pedagógico, dentre outras, contribuem para que a escola se torne um espaço atrativo para crianças, adolescentes e jovens. Apostamos nessa direção", explica Jaqueline Moll, Diretora de Educação Integral e Direitos Humanos do Secad. 

Fonte: Educarparacrescer.abril



OFICINAS DISPONIBILIZADAS NA NOSSA UNIDADE ESCOLAR:
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS / Tecnologias Educacionais - Educadora social Rita Maria da Silva Oliveira
  • ESPORTE E LAZER / Recreação e Lazer/ Brinquedoteca - Educador social Fernando Lima Souza
  • ESPORTE E LAZER / Programa Segundo Tempo - PST
  • PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE / Prevenção e Promoção da Saúde - Educadora social Edileusa de Jesus Silva
  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO / Matemática - Educadora social Amélia Maria dos Santos da Silva
  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO / Letramento - Educadora social Edna Pereira Santos


Visita de índios da tribo Karirixocó na nossa escola.

No dia 30 de abril recebemos a visita de três índios e uma índia da tribo Karirixocó, que fica situada na cidade de Porto Real do Colégio, às margens do Rio São Francisco, no estado de Alagoas. O encontro teve como objetivo conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena, numa perspectiva valorativa das suas tradições e costumes, na visão e na voz do próprio indígena. Os estudantes tiveram um momento especial de conversa com os visitantes, para ampliar os conhecimentos sobre a luta destes na busca de melhores condições de vida, os seus elementos culturais que permanecem na atualidade e os cuidados de toda a tribo para preservar a fauna e flora brasileira. Esta ação socioeducativa possibilitou uma maior compreensão histórica da constituição do nosso querido povo brasileiro. Os índios trouxeram objetos artesanais (colares, pulseiras, brincos, maracas, arcos e flechas) que foram comercializados num valor de até cinco reais ou doados para a escola. Como colaboração para a tribo, que está sofrendo muito com a falta de chuva no Nordeste, a comunidade local doou alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos usados. O momento foi muito rico em trocas culturais, materiais e afetivas. Uma verdadeira lição de solidariedade, respeito e amor ao próximo. Ficam aqui registrados os nossos agradecimentos à família do cacique Kanhomã Karirixocó e a toda a comunidade escolar que possibilitou este evento.












sexta-feira, 25 de janeiro de 2013




MENSAGEM AO PREFEITO
ACM NETO




A Escola Municipal Professora Anita Barbuda registra a nossa mensagem de congratulações pela tão merecida vitória.
Caminharemos juntos por uma melhor qualidade na educação.




 


2013 - FÉRIAS

 
 
Aos alunos do Anita:
Aproveitem as férias e recarreguem as energias para o ano que está começando.
 
Brinquem com amor, sem violência. Façam bolinhas de sabão, amarelinha, jogos de gude e esporte.
 
Escolham atividades ao ar livre e em grupo, a amizade é um dom de Deus.
 
A escola está com saudade de vocês!
 
 
 





 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

NATAL NO ANITA
 
 
 1º MOMENTO: A DECORAÇÃO
 









 
2º MOMENTO: CONFRATERNIZAÇÃO DOS ALUNOS


ENCERRAMENTO DOS ALUNOS

Chegou a hora de festejar
O ano letivo encerrar
Com a merenda especial
Tudo fica mais legal
Cachorro - quente e refrigerante
Mensagem de paz e alegria
Para voltar em 2013
Com toda energia.

Canções de paz e de Jesus
Tudo feito com muita luz
Agora eu vou me divertir
Ano que vem vou sorrir
Com nova professora vou estar
E o estudo eu vou amar!

 Marluce Bastos
  












3º MOMENTO: HORA DA MERENDA 


 
 


 
 
 
4º MOMENTO: DISCURSO DO GESTOR  NA CONFRATERNIZAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS 
 


Hoje é o momento de agradecer, confraternizar com todos que colaboraram com esta escola, num clima harmonioso, que reflete no aprendizado do nosso alunado.

Este poema de Drumond sintetiza os meus votos natalinos e de um ano novo repleto de sucesso!

 
RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Carlos Drummond de Andrade