Educando hoje para construir um futuro melhor.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO!!!

Preparativos da festa:

"Para encerrar o ano com chave de ouro, nos organizamos para proporcionar aos alunos e alunas da escola Anita Barbuda um Natal mais alegre e colorido. Assim sendo, nossa equipe proporcionou um natal mais encantado para nossas crianças, gostaríamos de agradecer especialmente, à Professora Marjore Fagundes, à nossa coordenadora Ana Paola e ao amigo vereador Alberto Braga  que com muito carinho e determinação conseguiram doações para que essa celebração se desse de forma mais especial. Obrigada por fazerem parte desta maravilhosa equipe" (Pró Carol e Paulo Estefam)








quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

NATAL

A turma do 4º ano, com relação ao Natal, foi abordado em sala de aula a importância dos ensinamentos de Jesus e o entendimento do seu nascimento como o "marco zero" do calendário cristão.
Pintamos um " Papai Noel" clássico, enfeitamos a árvore tradicional e também uma árvore feita com rolos de papel higiênico, uma vez que trabalhamos o ano inteiro sobre os 3 " Rs" (Reduzir, reutilizar e reciclar). 
DESEJAMOS A TODOS BOAS FESTAS!! (Pró Marluce)

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis) e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano,  passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. (FONTE WIKIPEDIA)
 




_____________________________________________________________________________________________________________________________________


_____________________________________________________________________________________________________________________________________














ANITA BARBUDA FOI AO CIRCO!!

No dia 10 de dezembro a turminha da Escola Anita Barbuda prestigiou a apresentação circense no circo Irmãos Power localizado em Cajazeiras. A atividade contou com a presença da galerinha do G5, 1° ano, 2° ano e 3°ano. Foi uma alegria só.... Entre pulos, cambalhotas e malabarismos, os alunos e alunas puderam ter o prazer de contar com a magia da arte, e com os encantos  desta maravilhosa experiência.
















PROJETO TAMAR

As turmas do 4º e 5º ano conheceram o "Projeto Tamar" na Praia do Forte.
A conscientização da preservação da fauna brasileira foi muito explorada, em especial as tartarugas marinhas.
Conhecemos algumas espécies de tartarugas, seu habitat, época de reprodução e inimigos naturais.
Um passeio para deixar muitas lembranças! 
Ano que vem esperamos voltar! (Pró Marluce)

Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, dedicado à preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
O nome TAMAR é uma contração das palavras tartaruga e marinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelo Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros. Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo ICMBio, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão governamental, e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR),instituição não governamental, de utilidade pública federal. Essa união demonstra a natureza institucional híbrida do projeto, que conta, adicionalmente, com a participação deempresas e instituições nacionais e internacionais, além de outras organizações não governamentais 
(FONTE WIKIPEDIA)
















quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ATIVIDADES NOVEMBRO NEGRO


Estudo das Personalidades Negras:

Uma das ações pedagógicas que fizeram parte do Projeto Identidade 2013, foi o estudo sobre as personalidades negras. Esse se fez presente na turma do 5º ano. A atividade foi dividida em três momentos:

1º momento: os alunos foram à biblioteca da escola e pesquisaram sobre algumas personalidades negras, com o auxílio de livros referentes ao tema, escolheram uma personalidade e se debruçaram sobre ela, fizeram registro escritos sobre a vida e a produção de cada personalidade negra.


2º momento:  Após revisarem o texto da pesquisa e produzirem relatórios, eles apresentação oralmente, com auxílio de suporte escrito, o que aprenderam sobre cada personalidade.


3º momento: Chegou a hora de encontrar as personalidade no jogo Yoté. Foi muito divertido ver que os alunos identificavam as personalidades e falavam alguma característica sobre elas, enquanto jogavam.



Estudando nosso cabelo, nossa história:

Outra atividade desenvolvida ao longo do ano foi o estudo dos penteados para cabelos crespos. Primeiramente, foi feita uma discussão em sala de aula, para sondar o que as alunas e alunos pensavam sobre as histórias de princesas e príncipes e saber se eles conseguiam se visualizar nessas histórias. A resposta foi um sonoro NÃO.
A partir disto, foram trabalhadas em sala de aula tirinhas de um artista angolana Chiquinha, esta que desenvolve desenhos que retratam a discriminação que mulheres sofrem por possuírem cabelo crespo.




Com isso, foi feito um estudo sobre a história de diversos penteados e sua representatividade em África, nos Estados Unidos e no Brasil. A exemplo das tranças, rasta, birote, black power, etc.

Para finalizar a atividade foi confeccionado um jogo de memórias com os penteados para cabelo crespo, com caixinha de fósforos.



Exposição Artística:

A atividade final para o projeto Identidade foi uma exposição de quadros que levaram em conta as pinturas da Cultura Ndebele, que leva em consideração grafismos e figuras geométricas, essa atividade interdisciplinar envolveu Língua Portuguesa(Leitura e Produção Textual), Matemática( Figuras Geométricas Planas), História( Cultura do povo Ndebele), Geografia( localização geográfica das cidades em que este povo vive) e Artes( Cores primárias e Cores Secundárias, técnicas de pintura em tela com tinta acrílica).




















Até mais, Pró Carol.