Educando hoje para construir um futuro melhor.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015


PROGRAMA AGENTE DA EDUCAÇÃO
(Aproximando Escola, Família e comunidade)

A implantação do Programa Agente da Educação representa mais um passo à frente que a Prefeitura dá na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Sempre acreditei na educação como meio de transformação social e como ponte para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Desde que tomei posse como prefeito, dedico um olhar especial à educação. Com obras, ações, programas, projetos e valorização dos profissionais, estamos mudando a realidade educacional em nossa cidade e oferecendo aos estudantes um futuro de esperança. Estou muito feliz por contribuir para melhorar o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens, o futuro de Salvador e o futuro do Brasil”. ( Antonio Carlos Magalhães Neto- Prefeito de Salvador)

 É com muita alegria que iniciamos o Programa Agente da Educação, que integra o Programa Combinado, da Secretaria Municipal da Educação. Essa iniciativa é de fundamental importância para os estudantes da rede municipal de educação de Salvador, pois visa promover a aproximação entre a família, a escola e a comunidade, por meio do desenvolvimento de atividades que possibilitem a participação dos familiares no ambiente escolar e o seu envolvimento no processo de acompanhamento da aprendizagem dos alunos. O Programa Agente da Educação terá impacto significativo na vida dos estudantes e de suas famílias, pois tem como grande desafio a diminuição da infrequência e abandono escolar e melhoria da aprendizagem. A educação é, sem dúvida, o caminho mais efetivo para a transformação social. Por isso, convidamos todos para, de forma colaborativa, construir um futuro melhor.( Guilherme Cortizo Bellitani -Secretário Municipal de Educação)

 Nenhum projeto é viável se não começa a construir-se desde já: o futuro será o que começamos a fazer dele no presente. ( Içami Tiba)



A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANITA BARBUDA DESENVOLVE AÇÕES QUE FORTALECE A ESCOLA COM PARCERIAS INTERNAS E EXTERNAS,
CRIANDO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E INTERATIVIDADE, NUM PROCESSO CONTÍNUO COM À APROXIMAÇÃO DA ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE. O AGENTE DE EDUCAÇÃO ESTÁ PRESENTE PARA JUNTOS MOBILIZAR A FAMÍLIA E AMPLIAR PROJETOS EXISTENTES NESTA UNIDADE ESCOLAR. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O VÍNCULO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA.
(Maria do Carmo Gomes Santos)








Programa Agente da Educação é tema de seminário internacional



O Programa Agente da Educação, implantado pela Prefeitura de Salvador nas escolas municipais, foi tema de encontro realizado nesta terça-feira (15) no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O “Seminário Internacional Aproximação Família-Escola nas Políticas Educacionais” reuniu cerca de 300 gestores de alguns estados do Brasil, além de especialistas em Educação das cidades americanas de Boston e Cambridge. A experiência da capital baiana foi apresentada pelo secretário municipal da Educação (Smed), Guilherme Bellintani, que detalhou o trabalho que vem sendo realizado pelos agentes da educação nas mais de 400 unidades pertencentes à rede municipal de ensino.

Estratégia inovadora, o programa insere universitários da área de Pedagogia nas unidades municipais de ensino com o objetivo de criar mecanismos de aproximação entre família, escola e comunidade. “Tivemos um retorno muito positivo com o projeto-piloto, adotado em 11 escolas, e, agora, ampliamos o programa levando agentes da educação para todas as unidades da nossa rede. Esse é um programa inovador e que, não tenho dúvidas, contribuirá significativamente para a formação das nossas crianças e para a redução do abandono escolar em Salvador”, afirmou.

Além de garantir o interesse da comunidade pela escola, o agente da educação deverá, por exemplo, acompanhar a frequência escolar dos alunos, buscando informações sobre as faltas registradas. Entre as atribuições dos agentes está também identificar e orientar pais e/ou responsáveis diante das diversas situações que possam comprometer o desempenho escolar do estudante.

Práticas adotadas em Cambridge foram apresentadas pelas diretoras do Harvard Family Research Project, Heather Weiss e M. Elena Lopez. Já Michele Brooks, subsecretária da rede municipal de Boston, apresentou o programa de Engajamento Familiar e Estudantil realizado na cidade. O seminário foi realizado pela Fundação Itaú Social.


2 comentários: