Educando hoje para construir um futuro melhor.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015



"Se eu quero Pixaim, deixa!
Se eu quero enrolar, deixa!
Se eu quero colorir, deixa!


Se eu quero assanhar, deixa!
Deixa, deixa a madeixa balançar!"

(Chico César)

Na Semana da Criança, a turminha do 5 ano escolheu muitos assuntos pertinentes para serem abordados, entre eles: A passagem da infância para a adolescência e a construção e aceitação da sua identidade enquanto jovens negros e negras. Para realizar esse diálogo, escolhemos o livro " As Tranças de Bintou". Nele foi possível realizarmos a leitura coletiva e levantarmos as características textuais formando um lindo mural que enfeitamos com as Bintous produzidas pela turma. 
Estudamos a história de diversos penteados para cabelo crespo lendo as tirinhas da Chiquinha*, uma artista angolana que traz " A Kindumba da Ana" como elemento para trabalhar a estética negra. Também conhecemos a música do Cantor Pernambucano Chico César "Respeitem Meus Cabelos, Brancos**". Como forma de concretizar as aprendizagens desenvolvidas em sala, resolvemos que no nosso Banho de Mangueira também teria espaço para o Salão Afro Beleza. Em parceria com a Pró Edna do Programa Mais Educação, lavamos os cabelos de todos e todas e ensinamos como tratar e hidratar os cabelos para que eles cresçam fortes e exuberantes, depois mostramos as formas de desembraçar o cabelo crespo: o pente apropriado, as técnicas de desembaraçamento e etc.
Ao fim, realizamos uma Oficina de Tranças, onde todas puderam escolher seu penteado.
Foi um dia muito especial!!!

Abraços,
Pró Carol.
* Facebook da artista angolana onde se encontra as suas tirinhas: https://www.facebook.com/kindumbadaana?fref=ts
** Vídeo da Música de Chico César" Repeitem meus cabelos, brancos": https://www.youtube.com/watch?v=im9lzbI4yeA

































Nenhum comentário:

Postar um comentário