_________________________________________________________________________
TRABALHANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS (3º Ano):
"Os Ndebeles vivem perto da cidade de Pretória, no noroeste da
África do Sul"
"As paredes das casas dos Ndebeles são construídas com folhagens e terra misturada com esterco de vaca. Ás vezes, as paredes internas são de zinco..."
"Toda a fazenda é rodeada por muros grossos como os de uma fortaleza. Esse conjunto se chama umuzi. Todos os moradores da aldeia participam de uma umuzzi. Os homens e mulheres escolhem o lugar e a forma que ela terá, e apenas os homens a constroem. Quando a umuzzi fica pronta, as mulheres decoram as paredes. Só ela tem o direito de pintar. Munidas de bolas de trapos, pincéis de penas, raminhos ou patas de galinhas, desenham com traço preto os motivos geométricos. Depois, preenchem esses quadrados, retângulos e triângulos e fazem riscas de cores vivas ou pastel"
"As paredes das casas dos Ndebeles são construídas com folhagens e terra misturada com esterco de vaca. Ás vezes, as paredes internas são de zinco..."
"Toda a fazenda é rodeada por muros grossos como os de uma fortaleza. Esse conjunto se chama umuzi. Todos os moradores da aldeia participam de uma umuzzi. Os homens e mulheres escolhem o lugar e a forma que ela terá, e apenas os homens a constroem. Quando a umuzzi fica pronta, as mulheres decoram as paredes. Só ela tem o direito de pintar. Munidas de bolas de trapos, pincéis de penas, raminhos ou patas de galinhas, desenham com traço preto os motivos geométricos. Depois, preenchem esses quadrados, retângulos e triângulos e fazem riscas de cores vivas ou pastel"
Após entenderem os aspectos culturais dos povos Ndebeles, os alunos do
3º ano decoraram o alfabeto com muita cor, vida e figuras geométricas!
Fonte: Ao Sul da África de Laurence Quentin e Catherine Reisser
__________________________________________________________________________
PARABÉNS E MUITO SUCESSO EM SUA VIDA.
_____________________________________________
ELEIÇÃO NO ANITA
Os alunos da Professora Carol exerceram a cidadania na eleição interna na turma do 5° ano matutino, no dia 05 de outubro de 2012. Contaram com a participação do Gestor e de colaboradores, quando elegeram a aluna Melissa Rozendo como representante da classe.
Parabéns por mais este exemplo de criatividade e civismo!
______________________________________________________
Durante a semana da eleição foi
discutido em sala de aula noções como: cidadania, direitos e deveres e
candidatura política.
Para concluir as discussões foi planejada uma eleição para representante de
sala. Seguem as etapas do trabalho:
1ª Etapa: Cada aluno escreverá seu
discurso pensando em quais são as necessidades da turma.
2ª Etapa: Os discursos serão avaliados pelo corpo docente da instituição escolar. Serão escolhidos 5 candidatos.
2ª Etapa: Os discursos serão avaliados pelo corpo docente da instituição escolar. Serão escolhidos 5 candidatos.
3ª Etapa: Os candidatos escolhidos
discursarão para os colegas, para professores, funcionários e gestor da escola.
4ª Etapa: Votação
5ª Etapa: Apuração dos votos.
Candidatos:
Ivan Machado
Danrley Machado
Jonas Amorim
Natália Santos
Melissa Rozendo
Eleita: Melissa Rozendo"
CABINE DE VOTAÇÃO
URNA
APRESENTAÇÃO E DISCURSO DOS CANDIDATOS
O GESTOR ABRIU A VOTAÇÃO
RESULTADO DA APURAÇÃO
_______________________________________
NOSSO SISTEMA SOLAR
Para concretizar o
conteúdo abordado em sala, os alunos do 3º ano B produziram uma representação
do Sistema Solar com bolinhas de isopor, tinta guache e papel metro. O livro
paradidático trabalhado em sala para dar base ao conteúdo foi: "O Pequeno
Planeta Perdido" de Ziraldo. Este livro trabalha questões como: noções de
espaço sideral, planetas e viagens pelo espaço.
ALFABETIZANDO NA SEMANA DA CRIANÇA
Em sala de aula e na semana da
criança, a alfabetização não para na sala do 3º ano B, em momento lúdico e
descontraído com a professora, os alunos utilizam de jogos de alfabetização
para se inserirem no mundo da leitura e do letramento de forma mais envolvente.
O jogo se chamava “Que brinquedo é
esse?”. Onde os alunos em grupos de três deveriam ler as fichas emborcadas para
baixo com os desenhos dos brinquedos e encontrar o nome do brinquedo, em outro
monte de fichas viradas pra cima. Ganhava o grupo que conseguisse ler mais
fichas.
_______________________________________
Pedagoga Caroline Nepomuceno
Todos nós
educadores sabemos que a matemática tem papel fundamental na inserção do
individuo na sociedade, bem como na construção da sua cognição e raciocínio
lógico, mas também compreendemos que o ensino da matemática deve ser
contextualizado e significativo para a criança, pois ela precisa perceber que
necessita do conteúdo matemático para o seu dia-a-dia. Pensando nisso e na
finalização do ciclo do III Bimestre, os alunos do 5º ano fizeram um delicioso
bolo de chocolate para relembrar conteúdos como: Leitura e Produção Textual; Gênero
textual: Receita; Medidas; Ideia de Fração; Leitura e Escrita de números
fracionários; Higiene e Saúde.
A nossa
merendeira Edileuza nos ajudou na orientação de como manusear os
alimentos de forma correta e higiênica antes, durante e depois do preparo.
Durante a
produção da receita os alunos revisaram os conteúdos para poder compreender
quanto de leite deveria ser colocado na mistura do bolo. Já com o bolo pronto,
os alunos calcularam em quantos pedaços o bolo deveria ser repartido levando em
consideração a quantidade de pessoas que estavam colaborando com a atividade, e
logo após, refletiram sobre qual fração representaria a porção que cada um iria
comer e como essa fração deveria ser lida e escrita.
Depois de
pronto, foi uma festa! “O bolo ficou delicioso, os alunos orgulhosos de sua
produção e o que é melhor, levaram para casa a matemática da vida."
///////////////////////////////////////////////////////////////////////
TRABALHANDO A PRIMAVERA
"Após estudar os conteúdos das áreas de
Geografia, Ciências e Artes, os alunos do 5º ano A produziram um lindo mural da
primavera para concretizar as habilidades construídas. Compreenderam o Eixo de
inclinação da Terra, bem como, os movimentos realizados por esta e a existência
das quatro estações do ano. Entenderam o porquê do Jardim do Anita Barbuda
estar mais florido estas últimas semanas e o motivo pelo qual determinadas
frutas e verduras só aparecem em épocas certas. Aprenderam sobre a origem
do Origami e colocaram em prática os conhecimentos realizando dobraduras de
papel para o mural da sala. Para concluir o trabalho, os alunos ainda
estudaram a música do grande cantor que esta semana comemoraria 70 anos, o
grande Tim Maia e sua música inesquecível: Primavera!".
Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
/////////////////////////////////////
Para comemorar o dia do folclore nada melhor do que relembrar uma das maiores manifestações da nossa cultura: o samba de origem africana deu origem ao samba de roda e às variações do pagode.
Professora Carol e Professora Rosane
ATIVIDADE DO DIA 21/08/2012
ALUNOS PRODUZINDO MURAL REPRESENTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA.
5º ANO MATUTINO
5º ANO MATUTINO
3º ANO B VESPERTINO
Alunos compreendendo as noções da ordem alfabética através das suas vivências.
NO PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, OS ALUNOS DO 5º ANO E DO 3° ANO CONSTRUÍRAM UM ACORDO, ONDE FOI QUESTIONADO O QUE DEVE SER FEITO EM CLASSE E O QUE NÃO DEVE SER FEITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário