Educando hoje para construir um futuro melhor.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PROFESSORA CAROL

_________________________________________________________________________
 

 
 
 
TRABALHANDO FIGURAS GEOMÉTRICAS (3º Ano):

 
 
"Os Ndebeles vivem perto da cidade de Pretória, no noroeste da África do Sul"
"As paredes das casas dos Ndebeles são construídas com folhagens e terra misturada com esterco de vaca. Ás vezes, as paredes internas são de zinco..."
"Toda a fazenda é rodeada por muros grossos como os de uma fortaleza. Esse conjunto se chama umuzi. Todos os moradores da aldeia participam de uma umuzzi. Os homens e mulheres escolhem o lugar e a forma que ela terá,
e apenas os homens a constroem. Quando a umuzzi fica pronta, as mulheres decoram as paredes. Só ela tem o direito de pintar. Munidas de bolas de trapos, pincéis de penas, raminhos ou patas de galinhas, desenham com traço preto os motivos geométricos. Depois, preenchem esses quadrados, retângulos e triângulos e fazem riscas de cores vivas ou pastel"

Após entenderem os aspectos culturais dos povos Ndebeles, os alunos do 3º ano decoraram o alfabeto com muita cor, vida e figuras geométricas!
Fonte: Ao Sul da África de Laurence Quentin e Catherine Reisser
 





 
 
 
__________________________________________________________________________
 
 
PARABÉNS E MUITO SUCESSO EM SUA VIDA.
 























 
_____________________________________________
 
ELEIÇÃO NO ANITA

Os alunos da Professora Carol exerceram a cidadania na eleição interna na turma do 5° ano matutino, no dia 05 de outubro de 2012. Contaram com a participação do Gestor e de colaboradores, quando elegeram a aluna Melissa Rozendo como representante da classe.

Parabéns por mais este exemplo de criatividade e civismo!
______________________________________________________

Durante a semana da eleição foi discutido em sala de aula noções como: cidadania, direitos e deveres e candidatura política.
Para concluir as discussões foi planejada uma eleição para representante de sala. Seguem as etapas do trabalho:

1ª Etapa: Cada aluno escreverá seu discurso pensando em quais são as necessidades da turma.
2ª Etapa: Os discursos serão avaliados pelo corpo docente da instituição escolar. Serão escolhidos 5 candidatos.
3ª Etapa: Os candidatos escolhidos discursarão para os colegas, para professores, funcionários e gestor da escola.
4ª Etapa: Votação
5ª Etapa: Apuração dos votos.

Candidatos: 
Ivan Machado
Danrley Machado
Jonas Amorim
Natália Santos
Melissa Rozendo

Eleita: Melissa Rozendo"



CABINE DE VOTAÇÃO



URNA


APRESENTAÇÃO E DISCURSO DOS CANDIDATOS








O GESTOR ABRIU A VOTAÇÃO















RESULTADO DA APURAÇÃO

_______________________________________



NOSSO  SISTEMA SOLAR


Para concretizar o conteúdo abordado em sala, os alunos do 3º ano B produziram uma representação do Sistema Solar com bolinhas de isopor, tinta guache e papel metro. O livro paradidático trabalhado em sala para dar base ao conteúdo foi: "O Pequeno Planeta Perdido" de Ziraldo. Este livro trabalha questões como: noções de espaço sideral, planetas e viagens pelo espaço.



ALFABETIZANDO NA SEMANA DA CRIANÇA


Em sala de aula e na semana da criança, a alfabetização não para na sala do 3º ano B, em momento lúdico e descontraído com a professora, os alunos utilizam de jogos de alfabetização para se inserirem no mundo da leitura e do letramento de forma mais envolvente.

O jogo se chamava “Que brinquedo é esse?”. Onde os alunos em grupos de três deveriam ler as fichas emborcadas para baixo com os desenhos dos brinquedos e encontrar o nome do brinquedo, em outro monte de fichas viradas pra cima. Ganhava o grupo que conseguisse ler mais fichas.











_______________________________________


Pedagoga Caroline Nepomuceno



Todos nós educadores sabemos que a matemática tem papel fundamental na inserção do individuo na sociedade, bem como na construção da sua cognição e raciocínio lógico, mas também compreendemos que o ensino da matemática deve ser contextualizado e significativo para a criança, pois ela precisa perceber que necessita do conteúdo matemático para o seu dia-a-dia. Pensando nisso e na finalização do ciclo do III Bimestre, os alunos do 5º ano fizeram um delicioso bolo de chocolate para relembrar conteúdos como: Leitura e Produção Textual; Gênero textual: Receita; Medidas; Ideia de Fração; Leitura e Escrita de números fracionários; Higiene e Saúde.

A nossa merendeira Edileuza nos ajudou na orientação de como manusear os alimentos de forma correta e higiênica antes, durante e depois do preparo.
Durante a produção da receita os alunos revisaram os conteúdos para poder compreender quanto de leite deveria ser colocado na mistura do bolo. Já com o bolo pronto, os alunos calcularam em quantos pedaços o bolo deveria ser repartido levando em consideração a quantidade de pessoas que estavam colaborando com a atividade, e logo após, refletiram sobre qual fração representaria a porção que cada um iria comer e como essa fração deveria ser lida e escrita.
Depois de pronto, foi uma festa! “O bolo ficou delicioso, os alunos orgulhosos de sua produção e o que é melhor, levaram para casa a matemática da vida."















///////////////////////////////////////////////////////////////////////

TRABALHANDO A PRIMAVERA


"Após estudar os conteúdos das áreas de Geografia, Ciências e Artes, os alunos do 5º ano A produziram um lindo mural da primavera para concretizar as habilidades construídas. Compreenderam o Eixo de inclinação da Terra, bem como, os movimentos realizados por esta e a existência das quatro estações do ano. Entenderam o porquê do Jardim do Anita Barbuda estar mais florido estas últimas semanas e o motivo pelo qual determinadas frutas e verduras só aparecem em épocas certas. Aprenderam sobre a origem do Origami e colocaram em prática os conhecimentos realizando dobraduras de papel para o mural da sala. Para concluir o trabalho, os alunos ainda estudaram a música do grande cantor que esta semana comemoraria 70 anos, o grande Tim Maia e sua música inesquecível: Primavera!".


Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)






/////////////////////////////////////

Para comemorar o dia do folclore nada melhor do que relembrar uma das maiores manifestações da nossa cultura: o samba de origem africana deu origem ao samba de roda e às variações do pagode.

Professora Carol e Professora Rosane



ATIVIDADE DO DIA 21/08/2012

ALUNOS PRODUZINDO MURAL REPRESENTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA. 

5º ANO MATUTINO













3º ANO B VESPERTINO


Alunos compreendendo as noções da ordem alfabética através das suas vivências.














NO PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, OS ALUNOS DO 5º ANO E DO 3° ANO CONSTRUÍRAM UM ACORDO, ONDE FOI QUESTIONADO O QUE DEVE SER FEITO EM CLASSE E O QUE NÃO DEVE SER FEITO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário