Educando hoje para construir um futuro melhor.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SEMANA NEGRA 2012 ( PROGRAMAÇÃO )






Escola Municipal Professora Anita Barbuda
Rua São Policarpo SN, Areal. Nordeste de Amaralina. Salvador/BA

PROJETO IDENTIDADE - “Espelho, espelho meu...”


EQUIPE PEDAGÓGICA

 

Diretor:

·         Paulo Estefam

 
Coordenadora:

·         Ana Paola Porciúncula

 
      Secretária:

  •  Margarete Ramos

Professores(as):

·           Caroline Nepomuceno

·           Claudia Marjori Vilella

·           Francisca Assis

·           Jean Alves

·           Marluce Bastos

 

Outros colaboradores:

 
·           Amélia Silva
·           Elane Miranda
·           Edileusa Silva
·           Fernando
·           Márcia Simões
·           Margarete Ramos
·           Paulo Nico
·           Rosane Santos
·           Tãnia
·           Elizete
·           Rita
·           Jamar
·           Rosangela 

JUSTIFICATIVA:

 

A identidade baiana resulta especialmente da cultura africana, européia e indígena. A influência destas culturas se manifesta principalmente na música, na religião, na língua e na culinária.

Crianças predominantemente brancas, negras ou indígenas convivem diariamente nas escolas e os professores são responsáveis também por promover atividades que facilitem a socialização, as relações interpessoais, construção da identidade e o respeito mútuo.

"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".
(Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5ºinciso XLII)
  

               

OBJETIVOS:

 

  • Preservar a dignidade do nosso povo;
  • Despertar o sentimento de pertença à sociedade nas crianças e nos jovens estudantes;
  • Propor um espaço de reflexão sobre relações inter e intrapessoais na escola e seus reflexos na auto-estima;

·         Construir um olhar sobre a África, reconhecendo os valores culturais que influenciam na música, dança, religiosidade, espiritualidade, culinária, literatura, arte plástica e estética baiana;

·         Perceber a influência africana na constituição da nossa sociedade, tanto no aspecto cultural quanto biológico;

  • Fomentar considerações em favor do respeito às diversidades étnicas, estéticas, religiosas, culturais e de gênero;
  • Promover práticas educativas que favoreçam à construção de uma sociedade mais humana, justa e igualitária.
  • Promover reflexão sobre a diversidade sociocultural e necessidade de respeito às diferenças para construir uma sociedade mais equitativa, pautada nos valores humanos;
  • Defender a democracia e o pleno exército da cidadania.

        

PÚBLICO ALVO:

Amigos, familiares, funcionários e estudantes da Educação Infantil ao 5º ano da Escola Municipal Professora Anita Barbuda

 
AÇÕES:

 

O que?
Como?
Quem?
Quando?
Literatura

Leitura, reflexão e discussão dos livros:

 

1.    “As tranças de bintou”

2.   “O menino marrom”

3.   “Histórias da preta”

4.   “Menina bonita do lenço de fita”
5.   Lenda “O Negrinho do pastoreio”
6.    “As Panquecas de mama panya”
7.   “a palavra que eu queria”
8.   “histórias quilombolas”
 
1. Professora Marluce
2. Professora Claudia
3. Professora Carol
4. Professoras Marluce, Claudia e Carol
5. Professora Claudia
6. Professor Jean
7. Professora Carol
8. Professor Jean e
Professora Carol
 
 
1. Abril
2. Maio
3. Maio
4. Novembro
5. Abril e novembro
6. 1º bimestre
7. Nov
8. Julho
9. Setembro
Filme

Sessão de cinema. Exibição e análise dos filmes:

 

1.   “O Príncipe do Egito”

2.   “Egito 1 e 2- Grandes Civilizações”

3.   “KiriKu e a Feiticeira”

4.   ”Kiriku e os animais selvagens

 
 
1. Professora Carol
2. Professora Carol
3. Professoras Carol e Claudia,
4. Professora Carol
 
 
1. Maio
2. Junho
3. Julho
4. Agosto
 
 
Música
Ouvir músicas e produzir leitura acerca das letras musicais que favoreçam a integração e respeito às culturas afro e indígena.
 
1.   “CANTO DAS TRÊS RAÇAS”
2.   Consciência Negra”
3.   “Pérola Negra”
4.   “ Palmares 1979” Natirut’s
5.   Zumbi dos palmares
6.   Outras
1. Professores
 
 
1. Durante todo o ano letivo.
 
Arte/Decoração
1.   Decorar a escola com figuras e bonecos que valorizem as etnias afro e indígena
2.   Disponibilizar nas caixas de brinquedos bonecas e bonecos negros e indígenas.
3.   Confecção da imagem de zumbi
 
Todos
 Durante todo o ano letivo
Instrumentos Musicais
Exploração de sons de instrumentos afros.
Confecção de instrumentos musicais com sucata:
1.   tambor,
2.   atabaque e agogô
3.   berimbau
 
 
 
1. Professor Jean
2. Professora Carol
3. Professora Carol 
4. Professor Fernando
 
 
1.Novembro
2. Agosto (Folclore)
3. Agosto,Outubro e novembro, na aula de capoeira
 
Debate
Pluralidade Cultural – Ética e Cidadania
 
Todos os professores
4º bimestre
Mural interativo
  1. Com curiosidades sobre o tema
  2. Construção de retrato étnico da turma.
  3. Produção de mural com fotos e frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças

Todos
4º bimestre
Painel
1.   Construção de painel com personalidades negras que alcançaram a fama;
2.   A história de zumbi
 
  1. Professora Carol
  2. Professor Jean
  1. Novembro
Mapa
  1. Construção do mapa mundi com destaque para Brasil e África
  2. Quebra-cabeças produzidos pelos alunos, com figuras relacionadas com a África.
 
  1. Professora Carol e Professor Jean
Novembro
Maquete
          Construção de maquete de um quilombo;
 
1. Professor Jean e
Professora Carol
 
Novembro
Jogos de origem africana
  1. Mancala
  2. DA GA – Jogo de Gana
  1. Professora Carol
  1. Novembro
História
  1. Explicar a importância das datas 13 de maio e 20 de novembro e a diferença entre elas
  2. Construção da identidade individual usando um espelho.
  3. Compreensão da história do tempo de escravidão
  4. Histórias de Capoeira
  5. Histórias do samba
  6. Conhecer os ritmos influenciados pelo samba
 
 
  1. Todos os professores
2. Professora Claudia
3. Professora Carol
 
1. Maio e novembro
2. Maio
3. Agosto
3. Agosto
agosto
Alimentos de origem indígena e africana
  1. Caruru
  2. Feijão Fradinho
  3. Feijoada
 
 
 
 
1. Toda a comunidade escolar
2. Toda a comunidade escolar
3. Toda a comunidade escolar
 
1. 22/08/2012
 
2. 22/08/2012
 
3. 23/11/2012
 
 
Oficina de beleza
Valorização da beleza negra. Tranças e penteados.
 
 
  1. Professora Carol
  1. Outubro  e novembro

 

Culminância do projeto:

 

Como culminância do Projeto Identidade – “Espelho, Espelho Meu...”, a Escola Anita Barbuda fará, no dia 30 de novembro, uma exposição dos trabalhos produzidos no decorrer do ano de 2012 e selecionados para este momento, seguida de uma deliciosa feijoada, herança dos nossos antepassados.
 
 
FOTOS DO PROJETO IDENTIDADE
"ESPELHO, ESPELHO MEU..."
 
 
 


FEIJOADA BAIANA







CARTAZES COMEMORATIVOS
NOVEMBRO NEGRO 2012












TRABALHOS DA TURMA DA PRÓ CAROL








 


PREPARATIVOS






COORDENADORA ANA PAOLA
















INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES





HISTÓRIA CONTADA PELOS ALUNOS
DA PRÓ ROSANA




DESFILE COMEMORATIVO




AERÓBICA NO ANITA NO RITMO DO EDUCADOR FÍSICO PAULO










CAPOEIRA SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR FERNANDO





GESTOR PAULO AGRADECE AO APOIO DOS PROFESSORES PAULO E FERNANDO, DA COMUNIDADE E DE TODOS OS EDUCADORES DO ANITA.


ABRAÇO DOS ALUNOS AO GESTOR PAULO






AGRADECEMOS AOS ALUNOS DE CAPOEIRA, QUE PARTICIPARAM E ALEGRARAM A NOSSA FESTA.




HORA DA FEIJOADA COM OS ALUNOS, PROFESSORES E TODOS QUE COLABORARAM COM ESTE PROJETO.

















A ESCOLA ANITA AGRADECE A TODOS OS PROFESSORES, QUE COMPARECERAM E COLABORARAM, COM O PROJETO "ESPELHO, ESPELHO MEU...":

Professores: Claudia, Carol, Jean, Marluce e a presença da Pró Francisca.
 
Orientadores Educacionais: Amelia, Edileuza, Rita, Elane, Jomar.
 
Coordenadora: Ana Paola.
 
Secretária: Margarete.
 
Funcionários: Rosangela, Elizete e Tania.
 
Vigilantes: Robson e Ananias.
 
Colaborador: Davi.

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário