- Em um primeiro momento foi realizado uma atividade de recorte e colagem em sala de aula, o desafio era que os alunos encontrassem em revistas e jornais imagens de pessoas que eles admirassem e achassem bonitas. Foi feito um mural com o resultado dessa pesquisa.
- Em um segundo momento, foi realizada a leitura do livro As Tranças de Bintou pela professora em sala de aula, os alunos protestaram em algumas passagens do livro pois achavam que meninas negras não poderiam ser rainhas e princesas em livros paradidáticos. Após a leitura foi realizado um debate em sala de aula, que trouxe para a roda de discussão o ideal de beleza com que estamos acostumados, pois o mural confeccionado no primeiro momento só apresentava pessoas de pele clara. Após o debate, foi solicitado que fizessem um desenho que ilustrasse a história que eles haviam terminado de escutar.
- Em um terceiro momento, foi efetivado o estudo dos elementos narrativos que circundavam a história contada em sala de aula, foi realizado um questionário onde os alunos e alunas deveriam buscar elementos como: personagem, narrador, clímax, desfecho e enredo da história, entre outras questões.
- Em um quarto momento, foi confeccionado em sala de aula um segundo mural que apresentava o resultado das respostas encontradas pelos educandos no questionário. Os mesmos ainda ilustraram o mural com os desenhos feitos sobre a história. Neste dia, foram observados resultados positivos no comportamento e na estima de algumas alunas da sala, estas foram para a escola com os cabelos trançados, e comentaram: " Fiz minhas tranças parecidas com a de Bintou"
Pedagoga Caroline Nepomuceno
Nenhum comentário:
Postar um comentário