Educando hoje para construir um futuro melhor.

domingo, 22 de setembro de 2013

Tratamento de Informação: Construindo Tabelas e Gráficos a partir de vivências avaliativa.

Gráficos de desempenho da avaliação do 5º ano.

Foi realizada a primeira avaliação no dia 07\08 e obteve-se as notas, foi construindo juntamente com os alunos, uma tabulação das questões acertadas por estes. Após esta tabulação, foi confeccionado um gráfico em forma de mural auto explicativo, onde poderia ser avaliado quantas questões foram acertadas e qual quantitativo de alunos que acertaram aquelas questões. 
Logo após este trabalho, foi realizado um outro, focado na explicação e atividades com assuntos que circundassem estas questões, após este período, no dia 09\09 foi refeita esta avaliação com os alunos. Após realizada, pela segunda vez, houve um nova tabulação e foi confeccionado um novo gráfico, onde os alunos e alunas puderam verificar em quais questões eles avançaram, em quais questões eles precisam revisar, e como foi o aproveitamento destes nesta segunda etapa. Foi realizado um questionário escrito, no qual os alunos e alunas puderam refletir sobre o progresso da turma refletindo sobre os dois gráficos produzidos por eles. O resultado foi muito significativo e positivo, pois foi possível verificar substancialmente o progresso alcançado pela turma do 5º ANO.







Estudando e refletindo sobre diferentes tipos de textos.

Foi confeccionado em sala de aula, um esquema( organograma) onde os alunos e alunas puderam organizar os diferentes tipos textuais de acordo com suas produções em sala de aula.
Coube dentro deste esquema os diferentes tipos de textos: Textos Narrativos, Textos Descritivos e Textos Instrucionais. Como este esquema se encontra em processo de formação, ainda falta estudar o tipo de texto descritivo, onde será possível analisar a biografia e a autobiografia.




Pedagoga Caroline Nepomuceno 

2 comentários: