Educando hoje para construir um futuro melhor.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Atividade da semana em comemoração ao dia do Estudante protagonizado pela Pró Carol e seus alunos:





Olimpíada de Matemática


Justificativa:  A Matemática está presente no nosso dia a dia e temos com o seu auxílio, que nos apropriar das habilidades necessárias para vivermos. Esta área que sempre é vista como “bicho de sete cabeças” deve ser abordada sempre respeitando a cultura e a história social das crianças do ensino fundamental. Sendo assim, a realização de uma Olimpíada de Matemática traz a possibilidade da fazê-los refletir sobre o quão prazeroso entrar no mundo matemático. A Olimpíada começou quando nos perguntamos: Qual é o perfil de um verdadeiro estudante?

Objetivo Geral:  Estimular o gosto pela área matemática buscando enriquecer o desenvolvimento humanístico dos alunos e alunas do 5º ano através de atividades lúdicas, recreativas e intelectuais.

Objetivo Estratégico: Elevar o desempenho nas habilidades propostas na área matemática.

Objetivos Específicos:

  • Estimular o desenvolvimento cognitivo dos educandos;
  • Desenvolver o espírito competitivo como prática enriquecedora do indivíduo;
  • Propiciar a integração entre os educandos e a educadora, promovendo a vivência em atividades diversas;
  • Desenvolver o senso de responsabilidade dos alunos para com as suas atividades escolares;
  • Desmistificar os conteúdos matemáticos como sendo os mais dificultosos de se aprender;
  • Apresentar os jogos, em especial,os jogos que compõem o Programa Mentes Inovadoras, como uma estratégia de aprendizagem na área matemática.

Período02/08 à 07/08
As atividades foram realizadas de forma individual.

Atividades a serem realizadas:

1ª atividade:
Resolver as atividades de casa de forma completa e responsável. Valor da pontuação por dia: 10 pontos.

2ª atividade:
Resolver as atividades de classe de forma completa e responsável. Valor da pontuação por dia: 10 pontos.

3ª atividade:
Torneio do jogo Bloqueio (Programa Mentes Inovadoras- . Os três vencedores do torneio receberam pontuação distinta. 1º lugar- 20 pontos. 2º lugar- 15 pontos.  3º lugar: 5 pontos.

4ª atividade: Bingo da Multiplicação.
O ganhador teria 10 pontos.

5ª atividade:
Enigma Matemático. O ganhador receberia 10 pontos.

6 ª atividade
Maratona da Matemática- Foi lançado um desafio em sala de aula com uma lista específica dos conteúdos abordados no semestre. O primeiro a terminar a atividade e que a apresentasse com mais acertos, ganharia 20 pontos, o segundo 15 pontos e o terceiro 5 pontos.

As pontuações foram registradas diariamente numa tabela construída coletivamente e ao fim da Olimpíada, os alunos e alunas conferiram na mesma tabela quem havia ganhado a competição. Ao final das atividades, o primeiro melhor pontuado ganhou uma mini caixa de som e um pendrive doado pelo gestor da escola Paulo Sérgio Estefam. O segundo ganhou uma mini caixa de som. E o terceiro uma caixa de chocolate.

Avaliação da Olimpíada:
Os objetivos da Olimpíada foram alcançados, a medida que pude observar como os alunos interagiram entre si. Essa interação aconteceu de forma competitiva, mas não agressiva. De forma saudável, os alunos e alunas respeitaram as regras e aceitaram o fato de que só teríamos três premiados.
As atividades de classe e de casa foram realizadas de forma responsável, os alunos que tiveram dificuldades em resolver as atividades relataram que solicitaram auxílio aos pais para resolverem as questões. Esse foi outro ponto positivo observado, visto que esses mesmos alunos sempre traziam suas atividades incompletas quando não conseguiam resolve-las em casa. Ou seja, o contato entre pais, mães e filhos se deu de forma mais consistente nos horários extra classe.
Os jogos foram realizados em sala de aula, sempre expondo que estes estavam trazendo conteúdos matemáticos como estratégia para aprendizagem de atitudes. Ao momento que eles refletiam sobre qual era a melhor estratégia para ganhar o jogo, estavam estudando como resolver um problema, habilidade esta que está presente nos marcos referenciais do 5º ano do ensino fundamental.
A nível de vivência foi enriquecedor ver a participação dos alunos com empenho e dedicação às atividades propostas. Foi realizado um acordo com a professora e os alunos de que haveria a continuidade da realização das atividades após a olimpíada, buscando sempre mostrar o quão importante é estudar e que o prêmio maior que eles podem receber é o saber e o reconhecimento.












Nenhum comentário:

Postar um comentário