Educando hoje para construir um futuro melhor.
domingo, 31 de agosto de 2014
FOLCLORE: HISTÓRIA, DANÇAS E LENDAS
NÓS DO 4° ANO, TRABALHAMOS AS LENDAS TRADICIONAIS DO FOLCLORE BRASILEIRO COM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO DE TEXTO E PRODUÇÃO DE TEXTO TAMBÉM. PARA DIVERSIFICAR MAIS, FORAM APRESENTADAS 3 LENDAS URBANAS QUE MEXERAM COM O IMAGINÁRIO DOS ALUNOS. ENCENAMOS A LENDA DA VITÓRIA - RÉGIA, E POSTERIORMENTE E EM CONJUNTO COM O 5° ANO, REALIZAMOS UMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA DA MÚSICA " BELA FLOR" DE MARIA GADÚ.
COMO SEMPRE, CONTAMOS COM A DISPONIBILIDADE DAS ALUNAS DE OUVIR, APRENDER E DANÇAR MÚSICAS POPULARES BRASILEIRAS E FICAMOS EXTREMAMENTE FELIZES EM CONSTATAR QUE ESSE TRABALHO MUSICAL ESTÁ RENDENDO FRUTOS.
DESTACAMOS TAMBÉM, A DESINIBIÇÃO E AUTO-CONFIANÇA DAS ALUNAS, MOSTRANDO QUE O LÚDICO É TÃO IMPORTANTE QUANTO OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS DA GRADE CURRICULAR.
OBJETIVOS :
- COORDENAÇÃO MOTORA
- RITMO
- SINCRONIA
- SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL
- ASSOCIAÇÃO DE PARTE DA LETRA DA MÚSICA COM A LENDA ENCENADA
PRÓ MARLUCE
O momento que antecedeu a apresentação artística do 4 ano com o 5 ano, nos trouxe muita magia e conhecimento. Na sala do 5 ano foram abordadas questões referentes ao gênero textual Lenda. A partir disso, pudemos levantar algumas questões referentes ao mundo da leitura e escrita, como por exemplo:
• O que significa a palavra FOLCLORE, etimologicamente falando, deriva de "folk" (povo, gente) e "lore" (saber, ciência), ou seja, a ciência do povo.
• O que mais faz parte da "Ciência do Povo"?
• Samba de Roda do Recôncavo, a origem africana do samba e suas influências musicais contemporâneas,
• Gênero textual Lenda: O que um texto precisa conter para se tornar uma Lenda?
• Textos narrativos, classificação dos narradores, personagens,
• Produção escrita a partir de lendas africanas e indígenas.
Foi gratificante ver os resultados desse trabalho.
Pró Carol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário