Educando hoje para construir um futuro melhor.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016


PROGRAMA AGENTE DA EDUCAÇÃO





" O Agente da Educação deve acompanhar a vida escolar do aluno, além de estabelecer uma maior aproximação com a família e a comunidade", afirmou  a diretora-presidente da organização, Rosário Magalhães. Ela ressalta que a comunidade deve reconhecer a escola como um patrimônio e ser vista como um espaço de aprendizagem e interatividade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016


A Primavera chegou enchendo a Escola Anita Barbuda de flores, cores e amores.



Leilão de jardim

(Cecília Meireles)




“Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)”



















quarta-feira, 21 de setembro de 2016


CONSELHO ESCOLAR 2016


O Conselho Escolar é um instrumento importante para o exercício de uma gestão democrática e participativa, que atua nas questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
A escola Anita Barbuda elegeu nesta quarta-feira, 21 de setembro, os representantes do Conselho Escolar para o mandato de três anos. Contamos com o apoio de uma Comissão Eleitoral que assumiu a organização e divulgação da eleição, impulsionando a participação de toda a comunidade escolar no processo eleitoral, consequentemente, na vida da escola.


O Conselho Escolar é um instrumento de gestão democrática e participativa no ensino público municipal de Salvador, que exerce funções de natureza consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora das questões administrativas, financeiras e, principalmente, pedagógicas, resguardando os princípios constitucionais, conforme preconiza a LDB 9394/96, Lei Orgânica deste Município, Estatuto do Magistério (Lei Complementar nº 036/2004) e Lei 6.630/2005.











terça-feira, 20 de setembro de 2016

     

 Trabalhando medidas com o Caderno Nossa Rede.

Hoje a turma do 3* ano contou com o auxilio de materiais concretos para a realização das atividades propostas pelo Caderno Nossa Rede. Desta vez, a sugestão de trabalho foi medir os objetos em sala, com a ajuda de uma Trena, material até então nunca visto por muitos alunos, o que foi uma novidade e um sucesso na aula. Todos ficaram tão empolgados que tiveram até curiosidade de saber a altura de cada um. Foi uma proposta muito pertinente, com o objetivo de perceber as noções de medidas usuais em tudo que nos rodeia. A conversão de metro em centímetros e milímetros mostrou às crianças que o tamanho de um objeto pode ser calculado em menores partes, possibilitando assim uma medida mais exata. O mais interessante para os estudantes, além do aprendizado do conteúdo conceitual, foi trazer para a escola objetos e circunstâncias do seu cotidiano.
(Pró Suzane)










sexta-feira, 16 de setembro de 2016


Impressões dos alunos sobre o passeio ao Parque da Cidade:

" Hoje eu e meus colegas do 4 e 5 ano fomos para o Parque da Cidade Joventino Silva e nós aprendemos sobre preservação da natureza, aprendemos tambem sobre o Pau-Brasil e sobre o Bambú. Foi muito legal conhecer mais sobre esse Parque porque eu sempre vou lá, agora já sei o nome das plantas e o nome das estátuas que tem lá."
(Brenda Fernandes)


"Eu aprendi que não devemos matar as plantas e nem arrancar suas folhas. Gostei muito de conhecer as plantas, lá tem uma árvore que se chama Barriguda e que é cheia de espinhos. Eu não conhecia esses detalhes sobre o Parque nem os nomes das plantas, mas depois desse passeio eu conheci muitas coisas."
(Larissa)


"Hoje eu aprendi que o nome do Parque da Cidade é Joventino Silva e que lá tem uma planta que suga os nutrientes de uma outra planta. Lá tambem tem uma caixa com livros dentro e o nome dela é Livros Livre, lá tambem tem muita área de lazer. Adorei!"
(Leiliane)

" A melhor parte para mim foi no momento que eu conheci a árvore Barriguda, ela é cheia de espinhos e quando ela cresce ela parece que está gestante e a guia falou que as grávidas tiram muitas fotos com a Barriguda."
(Rebeca)

"Aprendemos muitas coisas nesse passeio, uma delas foi sobre uma estátua chamada Confúcio que traz sorte, e a guia nos apresentou uma árvore chamada "Me dá um beijo que te conto". Aprendemos muitas coisas legais hoje."
(Caio)

quarta-feira, 14 de setembro de 2016







AULA DE CAMPO (VISITA AO PARQUE DA CIDADE) 

Os estudantes do 4º e 5º ano tiveram a oportunidade de participar de uma aula sobre botânica em um dos mais belos espaços de Salvador, o Parque da Cidade. Conheceram de perto vários exemplares da flora brasileira, inclusive o Pau-Brasil, árvore que deu nome ao nosso país. Agradecemos a Equipe de profissionais do Parque que tornaram este momento possível.

Equipe:
Anderson da Conceição - Escola de Jardinagem;
Deise Alcântara - Graduanda em Engenharia de Produção;
Elaine Santos - Graduanda em Ciências Biológicas;
Juliana de Jesus - Escola de Jardinagem;
Juliane Santos - Escola de Jardinagem.