Educando hoje para construir um futuro melhor.

domingo, 16 de novembro de 2014


EDUCAÇÃO MAIS PARTICIPAÇÃO = EDUCAÇÃO INTEGRAL


O Seminário Internacional de Educação Integral foi promovido pela Fundação Itaú Social - instituição atuante no fomento e na qualificação de iniciativas de ensino em tempo integral no País. Lúcia Couto, gerente de Desenvolvimento e Conteúdo do Instituto Unibanco e ex-secretária de Educação de Diadema (SP), lembrou que, para alcançar a meta seis do PNE, será necessário não apenas ampliar o tempo dos alunos na instituições de ensino e aprendizagem, mas construir melhor estrutura física e investir recursos na articulação entre os diferentes atores do processo (pais, professores, gestores escolares, alunos, instituições não governamentais, escolas). "É mais difícil do que apenas ampliar o tempo", e completa: 
"educação integral é um conceito amplo, complexo e maior".
























Os Gestores da Rede Municipal de Salvador, Escolas de Tempo Integral, marcaram presença neste importante evento. A minha impressão é que temos no Brasil, um sistema educacional tardio, desigual e profundamente incompleto. ( ver Educador Anisio Teixeira )


Para pensar !!!
As escolas comunitárias americanas inspiraram a concepção de ensino de tempo integral de Anísio Teixeira. Lá, no entanto, a jornada dificilmente tem mais do que seis horas diárias. O conceito entre nós ampliou-se consideravelmente: escola de pelo menos oito horas e, no caso dos Cieps, uma instituição que deveria dar conta de todas as necessidades das crianças, até mesmo de cuidados maternos moradia. Numa realidade na qual os recursos são limitados, o problema é de prioridades e decisões difíceis: manter uma escola com esse modelo para uma minoria ou manter um modelo menos ambicioso para a maioria? Afinal, Anísio também propunha uma escola para todos.

AINDA SOBRE O SEMINÁRIO:


NA PARTE DA TARDE FORAM REALIZADAS SIMULTANEAMENTE TRÊS MESAS TEMÁTICAS:
























Mesa 1 - Articulação entre ONG e Escola Pública pelo Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes
Especialistas:


• Isa Guará – professora de pós-graduação da Universidade de Integração da Amazônia (Uniam) e assessora de coordenação do Cenpec.
• Macaé Evaristo – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização Diversidade e Inclusão (Secadi).


Mesa 2 - Proposta Pedagógica
Especialista:
Maria das Mercês Ferreira Sampaio – ex-professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem experiência nos temas de currículo, educação escolar, ensino fundamental, política educacional e formação docente.


Mesa 3 - As Novas Formas de Produção Juvenil na Perspectiva da Educação Integral
Especialistas:
• Adam Fletcher - Consultor para organizações que trabalham com juventude desde 1997. Fundador do Projeto Freechild, especialista em engajamento comunitário juvenil.
• Marcus Faustini - Fundou o Projeto Reperiferia e a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçú (RJ) e coordena atualmente a Agência de Redes para Juventude e o Festival Hometheatre.
   

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