Educando hoje para construir um futuro melhor.

quarta-feira, 1 de junho de 2016



Trabalho em sala –(Geografia)

SISTEMA SOLAR


No dia 31 de maio de 2016, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Anita Barbuda apresentaram na sala de aula o resultado de suas aulas práticas sobre o Sistema Solar, sob orientação da professora Anete. O objetivo era visualizar na prática e ampliar os estudos feitos sobre a Via Láctea e o Sistema Solar. Para isso construíram maquetes com materiais recicláveis (caixa de papelão, papel A4, fita dupla face, tinta, pincéis e caneta).
Esse trabalho é resultado de uma parceria interdisciplinar entre as disciplinas de Geografia e Ciências, unindo forças para que haja uma melhor compreensão dos conteúdos pelos alunos.
Inicialmente, estudamos os conteúdos envolvendo o tema “astronomia”, como por exemplo O universo que conhecemos hoje, Constelações, Os mapas do céu, Galáxias, Big Bang, Localização, A via láctea, entre outros. Isso levou cerca de três semanas com aulas de Ciências Humanas e da Natureza. Em seguida, os alunos foram divididos em cinco grupos. Cada grupo recebeu os materiais necessários e a imagem para que pudesse ser feito os trabalhos. A confecção das maquetes levou cerca de 8 horas aula.
Enfim, estou muito satisfeita pois, todo trabalho valeu a pena! Como se pode ver nas fotos, os alunos foram além de aprender conceitos. Eles desenvolveram habilidades e atitudes importantes para essa etapa do seu desenvolvimento.













Nenhum comentário:

Postar um comentário